Comunidades de Santo André ganham rota de passeio turístico gratuito
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Para quem gosta de aproveitar um final de semana com atividades de lazer diferenciadas, neste sábado (02/12), haverá o “Roteiro Cultural Nas Beiras da Borda do Campo”, conduzido pelo guia de turismo Neri Silvestre junto ao Coletivo Sarau na Quebrada, o roteiro levará ao interior do Jardim Santo André, em Santo André, nos principais pontos turísticos da comunidade. A inscrição pode ser feita através do e-mail: [email protected]
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
A cidade que fica na região do Grande ABC Paulista já foi um importante polo industrial na década de 70, com o passar do tempo, o município foi ganhando novas configurações, mudando o cotidiano fabril por uma efervescência cultural repaginada.
Hoje as casas de shows favorecem um interessante reduto de musicistas, que são atraídos pela cena musical fértil e diversificada, o movimento literário marginal é uma escola alternativa de escritores e poetas, a existência de uma larga extensão de área verde, parques temáticos e de preservação ambiental, como o Parque Natural do Pedroso e a Vila operária de Paranapiacaba, faz da cidade um dos lugares mais atraentes para o turismo.
No entanto, com a crescente preocupação com o desmatamento, a devastação do ecossistema, as questões ambientais se tornaram pautas centrais no meio político, em âmbito nacional e internacional, fazendo com que algumas ações tomassem uma dimensão mais expressiva, como é o caso do Turismo de Base Comunitária (TBC), que ganhou mais adeptos nos últimos tempos, no Brasil.
A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Santo André e com outros agentes da sociedade civil, como o mestre Nunuca e a Sociedade Esportiva Vila Suíça.
Uma das principais características essenciais do TBC é ter como agentes os moradores do território, a fim de fomentar a produção cultural e a economia local, preservar o meio ambiente e o patrimônio cultural, por isso, a proposta é oferecer ao visitante uma experiência única, do conhecimento das comidas típicas, da arte local, natureza através desses agentes que são protagonistas das histórias desse lugar.
O primeiro ponto do passeio será no espaço Naquebrada, no Jardim Santo André, onde será servido um café da manhã, seguido por uma roda de conversa com a diretoria da Sociedade Esportiva Vila Suíça e com Glaucia Adriani, produtora e membro do Sarau Na Quebrada, depois no primeiro Conjunto Habitacional (CDHU) do ABC e um cortejo pelas ruas das Casinhas com a Bateria Ritmonstro, bem como uma visita à horta comunitária da Associação de Moradores do Jardim Santo André, presidida por Maria Antoniasse.
O momento do almoço será acompanhado por música, com repertório selecionado pelo DJ Edi Som, o prato do dia será feijoada, preparada por Marcela Martauro e pelas mulheres da Diretoria do Vila Suíça, que no período da tarde conduzirão uma oficina culinária.
A partida será da Prefeitura de Santo André (Praça IV Centenário, s/n, Santo André/SP) às 8h da manhã, seguindo sentido bairro, o fechamento se dará com uma descontraída roda de samba tradicional, comandada por mestre Nunuca e seus convidados. Às 16h o ônibus retornará ao mesmo local de partida, com previsão de chegada às 17h.