Conheça as Trilhas Parque Municipal das Nascentes de Paranapiacaba

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

O Parque Municipal das Nascentes de Paranapiacaba possui trilhas belíssimas de médio e alto e dificuldade.  São abertas à visitação, mas só podem ser acessadas com a presença de monitores ambientais credenciados pela Prefeitura Municipal de Santo André (SP). Conheça um pouco sobre cada uma abaixo.

O parque abrange uma extensão de 426 hectares de exuberante Mata Atlântica, sendo uma relevante Unidade de Conservação Municipal.Este santuário natural faz fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar, reconhecida como a maior área de preservação ambiental do Estado de São Paulo, sob a administração do Governo Estadual. Esse vínculo cria uma ampla e significativa faixa de vegetação de Mata Atlântica, reforçando ainda mais os esforços de conservação na região.

O nome “Nascentes de Paranapiacaba” deriva da sua importância como berço das nascentes do rio Grande, o qual desempenha um papel fundamental como afluente principal na formação da represa Billings.

Conheça as trilhas:

Trilha das hortências

Extensão (KM):325

Tempo de percurso (ida): 30 min.

Declividade: de 15º a 20º

Grau de dificuldade: médio

O visitante pode observar plantas ornamentais exóticas, como por exemplo a hortência, de origem asiática, além de conhecer o tratamento dado à água que abastece a parte baixa da Vila.

Trilha dos Gravatas

Extensão (KM):389

Tempo de percurso (ida): 30 min.

Declividade: até 15º

Grau de dificuldade: fácil

O passeio é muito agradável, em virtude da sombra das grandes copas das árvores, como o manacá-da serra e a miconia-cabuçu, que tornam a temperatura na trilha mais amena que nas clareiras.

Trilha da Água Fria

Extensão (KM):368

Tempo de percurso (ida): 30 min.

Declividade: 15º a 20º

Grau de dificuldade: médio

O visitante chega a uma pequena queda de água, onde é possível refrescar-se. A trilha está localizada em um dos locais mais conservados do Parque Nascentes. O acesso se dá pela estrada do Taquarussu e vai até a cachoeira da Água Fria.

Trilha do Mirante

Extensão (KM):1.185

Tempo de percurso (ida): 1h

Declividade: até 15º

Grau de dificuldade: fácil

Esta é uma trilha fácil de ser percorrida, que acompanha a encosta da serra por dentro da mata. Nela encontramos um afloramento rochoso, conhecido como Pedra do Índio. O principal atrativo é o mirante, que está a cerca de 1000m de altitude, no limite com o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM).

Do mirante pode-se avistar o mar, parte da Serra do Mar, da Baixada Santista, o complexo rodoviário Anchieta – Imigrantes, o pólo industrial de Cubatão.

 Trilha da Comunidade

Extensão (KM):1.568

Tempo de percurso (ida): 2h

Declividade: acima 30º

Grau de dificuldade: difícil

Partindo do final da trilha da Água Fria esta leva o visitante a um dos pontos mais altos do Parque. É uma caminhada difícil, com um desnível de 276 metros. Assim como a trilha da Água Fria, está localizada em uma área bem conservada, com várias bromélias e orquídeas.

No alto do morro encontramos a nascente do Rio Grande (ou Rio Pinheiros) e ruínas que dizem se tratar de uma antiga comunidade alternativa da década de 70, o que denominou a trilha. Pelo local passa a divisa de três municípios: Santo André, Santos e Mogi das Cruzes.

Trilha da Pontinha

Extensão (KM):1.090

Tempo de percurso (ida): 1h

Declividade: até 15º

Grau de dificuldade: difícil

Esta trilha acompanha o percurso do rio Grande dentro do Parque. Tem início na estrada de Paranapiacaba e fim na via de manutenção para o Caixa do Gustavo. Na altura da ponte é possível tomar banho no rio.

Pode-se apreciar parte do antigo sistema de abastecimento de água das máquinas fixas do segundo sistema funicular. Atualmente o sistema é utilizado para abastecer as casas da parte alta da Vila de Paranapiacaba.