Contação de história em Diadema explora mitologia indígena

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
26/04/2024 13:00

 

Convidando os expectadores a refletirem sobre a riqueza da mitologia indígena e sobre as consequências de nossos atos, o Centro Cultural Eldorado, em Diadema, receberá, no dia 26 de abril, às 15h, a contação da história autoral “Sopro de Tupã”, da Cia Teatro Arruaça. Evento faz parte do projeto de contação de história do coletivo, “Em Cada Canto, Um Conto”.

Mario Augusto, coordenador do Centro Cultural Eldorado, explica que a ideia dessa atividade surgiu para homenagear os povos indígenas e explorar o mundo artístico com as crianças. “O tema foi escolhido em decorrência da comemoração do Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril”, afirma.

“Nossa ideia, também, é proporcionar o contato infantil com as artes cênicas, para mostrar a gama de universos literários e artísticos que podem ser explorados”, complementa o coordenador.

O diretor do conjunto teatral Teatro Arruaça, Yago Lima, conta a origem da história e como foi desenvolvida. “Nós estudamos vários mitos e a maioria deles era muito curto para apresentar nesse formato. Então, criamos o nosso conto”, explica.

“A história apresenta dois jovens, Kauí e Anahí, que são envolvidos em uma jornada épica. Anhangá, deus das florestas e do submundo, engana Kauí para roubar a flauta sagrada de Aquanduba, deus das águas, perturbando o equilíbrio da natureza. Enquanto isso, Anahí tenta consertar o erro de sua colega”, finaliza o diretor.

O grupo se apresenta há 30 anos e já contou as histórias “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa”, “João e Maria”, “Babá-Yaga”,“Íblis,” Princípios de Babel”, “A Balada de Gibraltar”, “A Fronteira do Acaso”, “Contos à Meia Noite: Edgar Allan Poe”, “O Vermelho da Rosa” e “Sobre Andar a Pé” em diversos equipamentos culturais do município.

Serviço

Contação de história: Em Cada Canto, Um Conto: Sopro de Tupã – LIVRE

26/04 – Sexta-Feira, às 15h.

Centro Cultural Eldorado (Av. Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 41 – Eldorado).