Curta-metragem ‘Flores Vermelhas’ será exibido nesta sexta-feira
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
O curta-metragem Flores Vermelhas será exibido nesta sexta-feira (19/03) no canal do Youtube da Berenice Filmes. Este é o segundo espetáculo teatral da Cia do Flores, que teve a sua estreia em 2018, integrando a Trilogia Flores – Gênero e Sexualidade.
Diante da pandemia e a impossibilidade de apresentações presenciais, a Berenice Filmes junto a Cia. do Flores ( coletivo teatral de São Bernardo do Campo) realizou um experimento em que transpôs o espetáculo Flores Vermelhas do teatro para o vídeo. O que era dramaturgia virou roteiro, o que era diálogo virou narrativa e o que era público virou câmera. Nesta adaptação, o teatro é o grande protagonista, porque ao explorar todos os seus espaços (palco, coxia, cabine, corredores, entre outros) sem público e sem cenário, a Cia pretende homenageá-lo, trazer à lembrança do público que mesmo vazio ele está ali, carregando todas as histórias que já foram contadas e as que ainda serão, assim que este período de isolamento social acabar.
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
Flores Vermelhas aborda religiosidade, sexualidade e homofobia a partir da história e da memória de dois irmãos. As águas do rio são guias para o destino de uma cidade, onde o pecado do povo é medido por meio da lama que ele carrega em suas latas. O embate entre o sagrado e o profano coloca num mesmo espaço a memória do carnaval, da fidelidade divina, o receio do pecado e o desejo de libertar-se das prisões internas impostas pela igreja, pela sociedade e pelo poder.
O projeto foi realizado por meio da Prefeitura de São Caetano com recursos da Lei Aldir Blanc do município.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram