Diadema realiza 16º Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
07/11/2024 15:30

 

O Teatro Clara Nunes, em Diadema, receberá, no sábado, 9 de novembro, às 18h, o 16º Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste em Diadema. O evento faz parte da Feira Literária de Diadema (FLID) e irá contar com os poetas Guilherme Nobre, Zé Cândido, Edival Pereira, Manuel Ferreira, Zé Milson Ferreira, Geraldo Brito, Titico Caetano e Geivan Pereira.

O apresentador do encontro, cordelista, poeta e artista, Moreira de Acopiara, explica a influência da cultura nordestina em Diadema e dos munícipes que acompanham o projeto. “Nossa cidade é uma grande cidade nordestina. Boa parte da população veio de lá, trazendo os seus saberes, incluindo a tradição do cordel, da cantoria, da viola, do repente e do desafio, que são importantes manifestações da cultura brasileira.”, afirma.

“Não posso deixar de mostrar a arte dos poetas nordestinos que virão aqui. Grande parte deles moram no município há anos e estão muito empolgados para serem recepcionados pelo público que, desde o primeiro encontro, nos prestigia fielmente”, complementa.

A atividade é uma homenagem ao Dia do Repentista e do Cordelista, comemorado em 15 de agosto, instituída em Diadema por meio da Lei Municipal 2869/2009 e que já recebeu nomes da literatura nordestina, como Jorge Macedo, Jairo Silva, Jefferson Silva e Zé Milson Ferreira

Sobre as culturas repentista e cordelista

Ambas são ricas tradições populares que envolvem a criação e a recitação de versos vindos diretamente da literatura de cordel. O repente, ou mais conhecido como cantoria, é uma forma de poesia oral, que os poetas improvisam versos rimados sobre diversas abordagens. No final, vence o que mais tiver coesão e coerência. Já a literatura de cordel consiste em folhetos impressos com histórias, ilustradas com xilogravuras, que abordam lendas, eventos históricos e a realidade do povo nordestino.

Serviço

09 de novembro de 2024, sábado, às 18h
16º Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste em Diadema (Música)– Livre
O evento, que integra o calendário cultural da cidade, já recebeu a maioria dos grandes nomes da cantoria improvisada e da viola nordestina no palco do Teatro Clara Nunes. Este ano, a programação será realizada dentro da FLID – Feira do Livro e Literatura de Diadema, celebrando o encontro dos repentistas e a arte da poesia falada e improvisada.
Local: Teatro Clara Nunes. Rua Graciosa, 300 – Centro