Diadema realiza Virada Inclusiva na biblioteca da Vila Nogueira
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, em Diadema, recebe neste sábado (3/12), das 9h às 16h, a Virada Inclusiva 2022. O evento é realizado pelos municípios em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) e o Dia dos Direitos Humanos (10/12). Tem como objetivo ampliar a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência. A atividade volta a ser presencial, após o período mais crítico da pandemia de Covid-19.
A programação inclui apresentações artísticas, bate-papos e exposições. Será lançado no evento o Roteiro Cultural Acessível da Grande São Paulo, um e-book acessível que listou os equipamentos culturais e seus níveis de acessibilidade em 34 dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. O roteiro foi criado pela doutora em história e pesquisadora do Museu de Artes de São Paulo (MASP), Mariana Oliveira Arantes.
- Novembro é época de Kizomba – a Festa da Raça em Diadema
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- Shopping Vila Olímpia promove o SVO SECRETINHO com School of Rock para o Dia das Crianças
- Malai Manso é refúgio em plena Chapada dos Guimarães (MT)
Escolhido em 2021 por um edital do ProAc (Programa de Ação Cultural) de Pesquisas Culturais, o Projeto Mundo em Conta foi realizado durante um ano, com visitas técnicas nas cidades. “Conheci os equipamentos, conversei com os secretários de Cultura municipais”, relatou Mariana, que esteve em 198 equipamentos culturais diferentes, como bibliotecas, teatros e museus. “Nessas visitas técnicas a gente fazia uma análise do que os equipamentos culturais oferecem de acessibilidade, se os espaços estavam adaptados para receber os públicos com múltiplas necessidades”, completou.
O e-book divide as cidades em cinco regiões, e elenca os municípios com mais ofertas de equipamentos acessíveis. “As cidades do Grande ABCD, no geral, têm várias opções. Escolhi fazer o lançamento na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, em Diadema, porque além dela ser um dos equipamentos com a melhor estrutura, em temos de espaço, de disposições dos móveis, encontrei aqui também a melhor acessibilidade atitudinal dos funcionários, que é o conhecimento e a disponibilidade deles em auxiliar as pessoas com deficiência”, explicou.
Mariana também é uma pessoa com deficiência física, sequela de um câncer que ela teve na infância. “Eu sou de Guarulhos, queria poder fazer esse lançamento na minha cidade, mas infelizmente, lá não temos um equipamento tão preparado como esse”, concluiu. O lançamento do roteiro vai contar com a participação de Viviane Panelli Sarraf, museóloga, especialista em acessibilidade e inclusão em museus e autora do prefácio do e-book.
Coordenadora da Rede de Bibliotecas de Diadema, Ruymar Marazo Soares destacou que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias, com as pessoas portadoras de deficiência e com a busca pelo respeito e a dignidade de todos. “A participação de Diadema na Virada Inclusiva 2022 é de notória importância porque estes pilares fazem parte desta gestão”, pontuou. A atividade na cidade teve a elaboração e execução da bibliotecária da unidade Angelina Souza e da agente Sônia Aparecida da Silva.
Confira a programação da Virada Inclusiva em Diadema:
09h – Abertura da Exposição tátil “O Q C V”, de Humberto Golfieri Júnior. Faixa etária: Livre
Abrindo a programação da Virada Cultural Inclusiva, a biblioteca convida o público para uma experiência sensorial através de pinturas táteis que integram a exposição “O Q C V”, do grande artista Humberto Golfieri Júnior. A exposição ficará aberta ao público, de 03 a 23 de dezembro, das 09h às 16h.
10h – Apresentação Artística da turma de Dança Inclusiva. Faixa etária: Livre
Encerrando o semestre das oficinas culturais de Diadema, a turma de Dança Inclusiva da Biblioteca Nogueira apresenta ao público, amigos e familiares uma produção artística resultado de vivências e experimentações compartilhadas no período.
10h30 – Apresentação Audiovisual das turmas de Libras da Biblioteca Nogueira. Faixa etária: Livre
Após meses de imersão na Língua e na Cultura Surda, com as professoras Lucienne Baldez e Fabíola Oliveira, as turmas de Libras da Biblioteca Nogueira recontam, em uma belíssima produção audiovisual, contos literários através de sinais que aprenderam e desenvolveram ao longo das oficinas.
11h – Palestra “Empreendedorismo sem barreiras: o caso de um sexshop acessível para pessoas com deficiência visual”, com Thais Coutinho. Faixa etária: +18 anos
A palestra tem como objetivo desmistificar e incentivar a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho por meio do empreendedorismo virtual. Para isso, o evento traz como um caso de sucesso, um sexshop acessível a pessoas cegas e com baixa visão, da empreendedora Thais Coutinho.
13h30 – Apresentação Artística da turma de Canto Coral Inclusivo. Faixa etária: Livre
Trazendo como repertório músicas e cantigas do imaginário popular, a turma de Canto Coral da Biblioteca Nogueira apresenta ao público parte do processo artístico-cultural vivenciado ao longo das oficinas com a professora e musicista Luciana Manzano da Casa da Música de Diadema.
14h – Recital de alunos da oficina de Violão Inclusivo. Faixa etária: Livre
Quem nunca sonhou em tocar violão? É possível fazer isso tendo cegueira? Nessa apresentação de encerramento, a turma de violão inclusivo compartilha com o público parte dos processos que vivenciaram e os resultados que alcançaram durante jornada conduzida pelo Professor Lucas, da Casa da Música de Diadema.
14h30 – Lançamento do Roteiro Cultural Acessível da Grande São Paulo, com Mariana Oliveira Arantes e Viviane Panelli Sarraf. Faixa etária: Livre
O Roteiro apresenta os resultados de pesquisas culturais desenvolvidas com o financiamento do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – PROAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A historiadora e educadora Mariana Oliveira Arantes mapeou linguagens artísticas e equipamentos culturais acessíveis, trabalhando com o conceito de curadorias acessíveis participativas, conforme desenvolvido por Viviane Sarraf, Pós Doutora em Museologia, Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Museologia e graduada em Licenciatura em Artes Plásticas. Viviane apresentará o tema Acessibilidade em Espaços Culturais: garantia de direitos e acesso à informação.
16h – Coffee Break de encerramento
SERVIÇO
Virada Inclusiva 2022
3 de dezembro, das 9h às 16 horas
Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
R. Bernardo Lôbo, 263 – Vila Nogueira, Diadema
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram