Diadema vai inaugurar Centro de Referência das Culturas dos Povos Tradicionais e Matrizes Africanas
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Prefeitura de Diadema inaugura, no próximo sábado (23/09), o Centro de Referência das Culturas dos Povos Tradicionais e Matrizes Africanas Pai Francelino de Shapanan. Demanda da sociedade civil, o centro recebeu o nome de Centro de Referência Pai Francelino de Shapanan em homenagem a um importante líder religioso de Diadema, Francelino Vasconcelos Ferreira. O Centro de Referência fica dentro do Centro Cultural Nogueira.
Natural do Pará, Pai Francelino foi idealizador, realizador e coordenador geral do I Congresso de Umbanda e Candomblé de Diadema, espaço multidisciplinar de trocas de sabedorias, experiências e diálogos entre as nações religiosas de matriz africana. Ao I Congresso seguiram-se mais cinco importantes edições deste evento fundamental para Diadema e o Brasil.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Novembro é época de Kizomba – a Festa da Raça em Diadema
- 3ª edição da Mostra Cênica acontece na Fábrica de Cultura Diadema a partir desta terça
- Companhia de Danças de Diadema celebra centenário da Semana de Arte Moderna com ‘Antropo100’
A diretora da Secretaria de Cultura, Silvana Moura, destaca que a atual gestão tem conseguido um conjunto de avanços referentes à promoção da igualdade racial no município. “A Secretaria de Cultura, por sua vez, vem trabalhando cotidianamente no sentido de cumprir o compromisso de valorizar e preservar as tradições de matrizes africanas, indígenas e ciganas pela evidente contribuição à cultura brasileira”, afirmou.
Silvana pontuou, ainda, que é sabido o quanto as produções e saberes destes grupos são historicamente apagadas, por conta do racismo estrutural que os atravessa e que impõe a estética e valores europeus como universais. “O Centro de Referência Pai Francelino de Shapanan é a concretização de um desejo não só da Secult, mas de setores da sociedade civil, por um espaço onde se possa potencializar e dar visibilidade à rica produção cultural destes povos. É um espaço que se propõe multicultural, pois possui sala de exposição e de leitura com acervo temático , onde acontecerão saraus, rodas de conversa, palestras, oficinas e apresentações culturais, sem perder de vista o debate em torno de práticas antirracistas”, completou.
O Centro de Referência Pai Francelino será, também, um espaço de festa e celebração, onde as vivências e saberes africanos, dos povos de terreiros, de etnias indígenas, ciganas e da cultura popular, tenham o respeito e valorização que merecem. No local, já estão em exposição obras de diversos artistas da cidade, como plástica Ordalina Candido, Geni Santos, Elson Alves dos Santos, Zú Campos, entre outros.
O evento de abertura será realizado no sábado, dia 23 de setembro, às 14 horas, com a presença do professor emérito da USP (Universidade de São Paulo), especialista em sociologia da religião, Reginaldo Prandi; o criador da Instituição Abaçaí – Cultura e Arte, Toninho Macedo; o grupo de samba O Batuque saiu da cozinha e uma apresentação de Tambor de Mina, religião afro-brasileira na qual Pai Francelino foi iniciado e se tornou sacerdote, em homenagem ao seu legado.
Serviço
Inauguração do Centro de Referência das Culturas dos Povos Tradicionais e Matrizes Africanas Pai Francelino de Shapanan
Dia 23 de setembro, 14 horas
Centro Cultural Nogueira
R. Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram