Últimas notícias:

Loading...

Em São Bernardo, Praça Marquês de Alegrette é revitalizada por meio de projeto cultural

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

 

A Praça Marquês de Alegrette, localizada na Vila Gonçalves, em São Bernardo, passou por completa revitalização durante os últimos dias e será reinaugurada neste sábado (20/11), a partir das 15h. O espaço público foi reformado por meio do projeto Revitaliza, contemplado em edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC), em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, e cujo objetivo é transformar áreas urbanas em espaços de convivência para a comunidade.

Evento de reinauguração será realizado neste sábado (20/11), a partir das 15h, e contará com atividades culturais gratuitas para a população. Foto: Divulgação.

A segunda edição do projeto Revitaliza é promovida pela Numen, produtora cultural de Campinas, com patrocínio da Lukscolor. A ação contou com a participação de cerca de 30 pessoas, com idade a partir de 12 anos, que participaram de aulas expositivas de pintura e grafite, design de mobiliários urbanos e paisagismo e puderam colocar o conhecimento em prática na Praça Marquês de Alegrette entre os dias 8 e 19 de novembro.

Toda extensão da Praça Marquês de Alegrette recebeu pintura e intervenções de grafitti, além de novo mobiliário, como bancos, lixeiras, casas e comedouros para pássaros e paisagismo completo, com plantio de mudas. Além disso, o espaço oferecerá wi-fi gratuito para a comunidade durante um ano.

“Nosso intuito é melhorar estes espaços urbanos e incentivar a comunidade a utilizar as áreas e também a cuidar para manter sempre limpas e conservadas. Estamos muito felizes com o resultado e com o apoio que recebemos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura”, destaca a produtora do projeto, Lara Vieira.

Aluno do Centro Livre de Música (CLM) da Prefeitura de São Bernardo, Antonio Carlos comemora a participação e o trabalho realizado na Praça Marquês de Alegrette. “É um projeto importante para a comunidade. Tive o privilégio de participar das oficinas e aprender sobre pintura, jardinagem e paisagismo e um pouco de marcenaria. Esperamos que a população aproveite e cuide”, diz.

Para marcar a reinauguração da Praça Marquês de Alegrette, será realizado evento neste sábado, a partir das 15h, com discotecagem feita pelo DJ Gabo, além de diversas outras atividades culturais para o envolvimento da comunidade, com apresentações musicais.

SOBRE O PROAC – O Programa de Ação Cultural é destinado ao incentivo da Cultura no Estado de São Paulo. Os editais contemplam várias categorias em que os artistas podem participar, desde prêmios de estímulo, produção de filmes, música, teatro, obras digitais, festivais. Há também a categoria ProAC-ICMS, que são projetos ligados a incentivos fiscais para as empresas. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.proac.sp.gov.br/

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: