Escritora Claudia Jordão lança o livro “eu tu elas” na Livraria Alpharrabio em Santo André
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
No próximo sábado (09/12) acontecerá o lançamento do livro “eu tu elas”, da autora e dramaturga Claudia Jordão, de São Bernardo do Campo. O evento está programado para começar às 11h, na Livraria Alpharrabio, localizada na Rua Eduardo Monteiro, 151, no Jardim Bela Vista, de Santo André (SP). Durante o evento haverá um bate-papo com a autora e outras mulheres que participaram da obra. O livro estará disponível para compra no local.
Após o reconhecimento como vítima de abuso e violência sexual, Claudia empreende uma pesquisa profunda, a fim de estabelecer diálogo com outras mulheres para desmistificar os sentimentos corrosivos da culpa e da vergonha que permeiam a vida de vítimas de abuso sexual. Desta imersão, surge “eu tu elas”, uma obra intensa, poética e que convoca a reflexão sobre essa violência perversa que atravessa, principalmente as mulheres, transformando a vida de muitas delas num sofrimento silencioso e devastador.
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
A obra está dividida em duas partes. A primeira consiste em três capítulos: “eu”, “tu” e “elas”. No capítulo “eu”, por meio de uma narrativa que se entrelaça com elementos de ficção, Claudia Jordão relata as histórias de uma mulher que sofreu diferentes formas de abuso dos nove aos vinte um anos. A autora encontrou na figura dessa personagem a ferramenta necessária, para narrar histórias de sua infância e adolescência, assim como o enfrentamento dos traumas decorrentes dessas violências.
O capítulo “elas” apresenta histórias de outras mulheres que, durante o processo de pesquisa procuraram a autora para expor suas narrativas e utilizar o livro como uma ferramenta de denúncia. O capítulo “tu” se apresenta como um convite ao rompimento do silêncio, é um chamado para que a obra continue a registrar e contar histórias de outras mulheres.
A segunda parte da obra é um capítulo adicional composto por entrevistas, pesquisas e resultados de um questionário realizado pela autora em fevereiro deste ano, abordando o tema do abuso e violência sexual.
“eu tu elas” é a segunda publicação de Claudia Jordão, que lançou em 2021 a obra “Mulheres que me habitam”. Em sua trajetória na dramaturgia, destaca-se a premiada Trilogia Flores, composta pelos espetáculos “Flores Amarelas”, “Flores Vermelhas” e “Flores Brancas”.
O livro conta com prefácio assinado por Denise Hyginio, ilustrações de Luíza Marcon, texto de orelha e projeto gráfico assinados por Isabela A. Teles Veras, do estúdio Fabricando Ideias.
A publicação de “eu tu elas” é uma realização da Alpharrabio Edições e foi contemplada pelo PROAC Editais Literatura de Não Ficção em 2022. O projeto inclui entrevistas disponíveis no perfil do Instagram @mulheresquemehabitam e em tocadores de podcasts. Para obter mais informações, acesse o Instagram @mulheresquemehabitam.
Serviço: Lançamento do livro “eu tu elas”
Autora: Claudia Jordão
Quando: 09 de dezembro de 2023 (sábado) – 11h às 13h
Onde: Livraria Alpharrabio – Rua Eduardo Monteiro, 151, no Jardim Bela Vista, de Santo André (SP)
Mais informações: @mulheresquemehabitam