Últimas notícias:

Loading...

Espetáculo “Canto da Senzala” será apresentado nesta quinta em Mauá

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

O Espetáculo “Canto da Senzala”, idealizado e produzido pelo Centro de Desenvolvimento de Artes e Cultura Gingaê Camará tem a proposta de resgatar parte da história do genocídio do povo negro que foi tirado de África para ser escravizado no Brasil no início do século XVI. O evento é gratuito e será no Sarau Roots, em Mauá, nesta quinta- feira (25/11) às 20h30.

Espetáculo é encenado trazendo os costumes da cultura negra. Foto: Divulgação.

O espetáculo tem na música da capoeira sua principal narrativa, que mostra a força do povo preto que mesmo escravizado se organiza e se rebela contra seu opressor. Ele luta pela liberdade com seu conhecimento de mundo, seu corpo, sua ancestralidade e sua arma principal, que é a capoeira. A partir desse viés é fundamentado a força e influência do negro no Brasil, pois o Brasil é a África em seus costumes, tradições e manifestações. No processo histórico apresentado em cena o público é levado a ver a contemporâniedade do racismo, preconceito e escravidão que se perpetuam até os dias de hoje, por meio da exclusão social, do acesso à espaços exclusivamente elaborados e pensados para a elite branca, falas e hábitos pejorativos, bem como o racismo estrutural e institucional.

Todo espetáculo é encenado trazendo os costumes da cultura negra, tão presente em nosso país por meio da capoeira e os elementos que fazem parte de sua grandiosidade como a dança, a música e suas manifestações culturais.

O Sarau Roots fica na Avenida do Manacá 1053, Jardim Primavera, em Mauá (SP).

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: