Espetáculo Das Dores – Suíte Strindberg neste sábado em São Caetano do Sul
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Em única apresentação em São Caetano do Sul (SP), a Epifania Cia. De Teatro traz o espetáculo ‘Das Dores – Suíte de Strindberg’ para o Teatro Santos Dumont, no sábado (10/06) às 20h. Nessa emocionante performance, é abordado o empoderamento da mulher, explorando suas dores e suas forças diante de diferentes situações, como o amor, a sociedade, o trabalho, a família e a busca por sua própria identidade. Temas de extrema relevância para a contemporaneidade. Ingressos à venda pela Bilheteria Express.
Das Dores é uma adaptação de trechos de peças e do pensamento do dramaturgo sueco August Strindberg, trabalhando com partes de algumas de suas obras, como ‘Senhorita Julia’, ‘A Mais Forte’, ‘O Pai’, ‘O Sonho’, ‘O Pelicano’, entre outras.
Vale ressaltar que a Cia. procurou estabelecer um diálogo provocativo em um texto híbrido, que visa problematizar a questão da fragmentação do pensamento contemporâneo, em situações que dialogam com o cotidiano, na sua diversidade de aspectos e, principalmente, um olhar mais agudo sobre o universo feminino.
- Entenda por que, segundo estudo, este sentimento pode ajudá-lo a se dar bem no trabalho
- Estudo revela novo possível fator da causa da psoríase; doença de pele que acomete milhões de pessoas no mundo
- 3 praias com mar calmo e ótimas para curtir com as crianças
- Demência: hábito comum que reduz o risco em pessoas de meia-idade
A adaptação e direção são de Samir Signeu, contando com a participação das atrizes Amanda Leones, Carla Dias e Luana Costa, da Epifania Cia. De Teatro. “O intuito, deste espetáculo, é divertir e possibilitar o debate e o diálogo com a sociedade, sobre esse tema tão atual e pertinente. Assim, espera-se que possamos contribuir para a divulgação e desdobramentos dessa temática, além de dar voz à mulher em todos os seus enfrentamentos”, comenta Signeu.
Esteticamente, entrelaçou a essência teatral do trabalho das atrizes com projeções de vídeo. As imagens em movimento nos remetem à arte iconográfica de August Strindberg, com suas marinas inquietas e cheias de tormentas. A água é um elemento simbolicamente forte, mudando de cores de acordo com o ambiente e os estados psicológicos das personagens. Serão empregadas as palavras e a obsessão artística de Strindberg no vídeo para revelar as dissonâncias, fragmentações e convergências, explorando poeticamente a condição feminina.
O espetáculo tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio de recursos do Proac Edital 02-2022 e é realizado pela Lua & Moitará Produções, em parceria com a Versa Cultural.
Epifania Cia. De Teatro
A Epifania Companhia de Teatro surgiu da vontade imperiosa de fazer teatro, por artistas que se uniram para colocar em prática sua pesquisa a partir do teatro contemporâneo. A Cia. Estreou com o espetáculo “Fragmentos Tchekhov”, em abril de 2010. A seguir, vieram os espetáculos: “Solidão a dois – Fragmentos”; “IRIS – Sentir para poder ver”; “Das Dores – Suíte Strindberg”; “No Cantinho com Você”; além de intervenções, cursos, oficinas e participações em eventos e festivais.
Sinopse
“Das Dores – Suíte Strindberg” é uma adaptação e direção de Samir Signeu, a partir do entrelaçamento e tessitura de alguns dos textos dramatúrgicos do autor sueco August Strindberg; com a Epifania Cia. De Teatro. O trabalho privilegia a fragmentação, enquanto forma, e evidencia a sensibilidade feminina em situações de extremo apelo emocional. Cenas de obras como ‘Senhorita Julia’, ‘A Mais Forte’, ‘O Pai’, ‘O Sonho’ e ‘O Pelicano’ são apresentadas numa estrutura fracionada, com cenas independentes, onde só a mulher tem voz.
Serviço:
Das Dores – Suíte Strindberg
Onde: Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul- SP)
Quando: Sábado (10/06) às 20h
Duração: 60 minutos
Ingressos: inteira R$ 30 / meia R$ 15
Venda: Bilheteria Express
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram