Espetáculo gratuito ‘A Todo Vapor’ encerra temporada neste domingo no Teatro do Sol
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
O espetáculo ‘A Todo Vapor’ encerra temporada neste domingo (30/07) no Teatro do Sol, Zona Norte da cidade de São Paulo. As apresentações acontecem na sexta e sábado às 21h e domingos às 19h Evento gratuito.
Cheio de humor, o Grupo Gattu traz aos palcos uma comédia leve, poética e cheia de doçura. Através de sainetes (cenas alegres e curtas), o espetáculo A Todo Vapor, de Artur Azevedo, explora o cotidiano da sociedade brasileira do início do século XX.
- 25ª Mostra de Teatro promete transformar Ribeirão Pires em um grande palco
- Teatro Conchita de Moraes recebe espetáculo gratuito “Eu Telma” nesta sexta
- Gratuito: Halloween com oficinas infantis e desfile de fantasia pet acontece no Mooca Plaza Shopping nos dias 26 e 27 de outubro
- Coletivo Menelão apresenta “TREINALHAÇO – a competição de quem erra mais” em Ribeirão Pires
Artur Azevedo é um dos gênios da dramaturgia nacional. Um autor é universal quando debate temas atuais independente do tempo em que escreveu. Seus diálogos ágeis e irônicos proporcionam um tempo de descontração, porém, sem jamais estar desprovido de teor crítico. Publicado semanalmente no jornal “O Século”, a obra se vale da comicidade para debater o “jeitinho do povo brasileiro”.
“Por isso optamos por uma montagem com roupagem moderna e elegante, características tão presentes no seu texto. Temos uma pérola nas mãos e queremos compartilhá-la com nosso público”, deseja Eloisa Vitz, diretora do espetáculo e fundadora do Grupo Gattu.
O Grupo Gattu tem um forte vínculo com o dramaturgo Artur Azevedo. Em 2015, desenvolveu uma pesquisa cênica sobre sua obra como forma de homenagear e salvaguardar a memória desse grande autor. Da pesquisa realizada ao longo desses anos, nasceu o site “Viva Artur Azevedo” que traz um levantamento do acervo bibliográfico de parte de suas obras, áudio livros para pessoas com deficiência e pesquisa sobre corpo técnico de seus espetáculos, (iluminação, figurinos, sonoplastia e cenário). Este material está disponível gratuitamente para o público bem como todas as oficinas e palestras que compuseram esta ação. Para saber mais acesse: https://vivaarturazevedo.webnode.page/ e no canal do Grupo Gattu no YouTube.
O espetáculo comemora os 23 anos do Grupo Gattu, contemplado pelo PROAC Editais da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.Vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, o Grupo Gattu foi indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação por seu constante diálogo com a plateia na Zona Norte de São Paulo. Além disso, venceu o VI Prêmio Aplauso Brasil na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, além das indicações ao mesmo prêmio nas categorias Melhor Atriz e Melhor Ator. Foi Destaque na Categoria Melhor Projeto do Blog do Arcanjo por sua formação de Platéia na Zona Norte de São Paulo e o Prêmio ZesCar de Melhor Acolhimento.
A TODO VAPOR
Texto: Artur Azevedo
Direção: Eloisa Vitz
Assistente de Direção: Miriam Jardim
Elenco: Miriam Jardim, Daniel Gonzales, Mariana Fidelis, Lilian Peres, Isaque Patrício e Cuca Nakasone.
Estreia: 08 de julho de 2023 – Sábado às 21h
Temporada: 08 à 30 de julho de 2023. Quintas às 20h, Sextas e Sábados às 21h e Domingos às 19h.
Recomendação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 60 lugares
Temporada gratuita
Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Local: Teatro do Sol
Rua Damiana da Cunha, 413 – Santana.
Telefone: 11. 3791.2023
Whatsapp: 11. 95679.2526
Possui ar condicionado
Créditos das fotos: Cuca Nakasone
Sobre o Grupo Gattu
Reconhecidos pelos Prêmio Arcanjo de Cultura, Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Aplauso Brasil, Prêmio Femsa Coca Cola, Prêmio Melhores do Ano do Portal R7, Prêmio Zescar Melhor Acolhimento, entre muitos outros, o Grupo Gattu completa em 2022, vinte e dois anos de carreira sólida e consolidada no cenário teatral. Tem como alicerce os pilares: Formação de Plateia, Excelência Artística, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano. Por essas qualidades o Grupo Gattu, representado por Eloisa Vitz, foi selecionado e participou em 2022 do Edinburgh Fringe Festival, maior festival de artes do mundo, ocorrido na Escócia.
Fundado pela atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz com o compromisso do fazer artístico de alta qualidade e rigor estético, uma rotina diária de ensaios e trabalho continuado de pesquisa constante. Tudo para trazer o que há de melhor em arte, cultura e entretenimento para a população que tanto precisa e merece de forma gratuita.
Mais de 250 mil pessoas já se divertiram, emocionaram e tiveram suas vidas transformadas após assistirem nossos espetáculos. São adultos, jovens e crianças do mais variado perfil econômico que, muitas vezes, tem a oportunidade de assistir, pela primeira vez, uma peça de teatro.
Sabemos que o teatro promove uma experiência artística completa, por isso desde à recepção ao aplauso, nosso público é acolhido como um visitante querido. Com linguagem inovadora, gratuidade de ingressos, ações de acessibilidade e ações pedagógicas, o Grupo Gattu incentiva os indivíduos a exercitarem seu direito de acesso à cultura valorizando e respeitando a diversidade e a pluralidade da população.
Leia mais: http://www.gattu.com.br/
Sobre Eloisa Vitz
Eloisa Vitz fundou e é diretora do Grupo Gattu há 23 anos. Atriz e dramaturga, tem 12 livros publicados. Cursou a EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP. É Bacharel em Direito e Letras e Pós- Graduada em História da Arte. Também é a mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson Rodrigues no Brasil e foi indicada ao VI Prêmio Aplauso Brasil como melhor atriz por seu trabalho no espetáculo “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017).
À frente do Grupo Gattu realizou entre outros, os espetáculos: “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente (2008), “Viúva porém Honesta” de Nelson Rodrigues (2008/ 2009/2011), “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2010/2011),“Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues (2010/2011/2012); “A Serpente” de Nelson Rodrigues (2011/2012), e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017/2018). São de sua autoria os textos das peças: “Rapunzel” (2012/2013/2014) – indicado ao Prêmio Femsa de melhor texto adaptado para teatro infantil, “Frisante” (2013), “Reino” (2014) – vencedor do prêmio de melhor texto do Portal R7, “Reino 2” (2015), “Amor” (2015/2016) , “Cinderela” (2016), “Fortuna”(2016/2017), “Graça” (2017), “ Bela e a Fera” (2018), “Glória” (2019) e “A Roupa Nova do Rei” (2019), “Chapeuzinho Vermelho”(2021), “Verão”(2022) e “Inverno”(2023).
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram