Evento em homenagem às mulheres agita público na Vila Madalena (SP)

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
20/03/2022 19:21

No último sábado (19/03) a Sede da Catraca Livre, na Vila Madalena, em São Paulo, recebeu o evento “Viva Mulher”, iniciativa idealizada pelo Instituto Acqua que contou com aula de yoga, música, debate, expedição fotográfica, expositores de comidas, artesanatos e oficinas de jardinagem. A ação foi em homenagem ao Mês da Mulher e com atividades voltadas principalmente ao público feminino.

Um sábado animado, que agitou o público que passeava pelo Beco do Batman. “O Viva Mulher foi um evento leve, descontraído, cheio de atividades interessantes e com uma atração musical que fez todos dançarem e cantarem. Pessoas de todas as idades, gêneros e classe social passaram por aqui. Este foi o primeiro evento do Instituto Acqua após o início da pandemia de Covid-19. A partir de maio teremos um calendário recheado de novidades”, disse Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua.

 

Viva Mulher reuniu aula de yoga, música, debate, expedição fotográfica, expositores de comidas, artesanatos e oficinas de jardinagem na sede da Catraca Livre. Foto: Divulgação.
Viva Mulher reuniu aula de yoga, música, debate, expedição fotográfica, expositores de comidas, artesanatos e oficinas de jardinagem na sede da Catraca Livre. Foto: Divulgação. - FernandoFerreira

 

O casal carioca Larissa Dias, 24 anos, e Luís Piragibe, 24 anos, ambos engenheiros, foram os primeiros a passear pelo Viva Mulher. “São Paulo tem dessas coisas, saímos para passear pelo Beco do Batman e encontramos este evento gratuito e tão bacana. Reunir aulas, expositores de artesanato e música foi uma ótima combinação. Já degustamos vários produtos e conhecemos o trabalho de cada um”, disse Larissa.

 

A programação começou com de yoga e meditação, conduzida por Margô Garbini. Em seguida, a fotógrafa Stephanie Helen do Carmo realizou expedição fotográfica com um grupo interessado em conhecer as técnicas da fotografia e aplicá-las na hora. E depois, a primeira oficina de jardinagem que ensinou a fazer bola semente, com Thaís Barné.

 

As autoras do livro “Mulheres incríveis, Histórias Fascinantes”, Marcia Dantas e Valéria Vieira, fizeram bate-papo sobre a construção da ideia do material e algumas histórias. “Não foi um processo fácil, porque as mulheres não achavam que tinham algo interessante para contar sobre suas vidas. Percebemos como é importante falar sobre o protagonismo da mulher. É importante as mulheres saberem que tem histórias maravilhosas. E que muitas dores foram curadas ou estão em processo de cura após elas escreverem, foi uma forma de colocar para fora aquela dor”, explicou Valéria Vieira.

 

Para animar o público, o DuoDelas, composto por Lilly Migliano, pianista, violonista e cantora, e Lucy Campos, cajonista, percussionista e cantora, levantou a galera. Com repertório que incluía tendências do pop rock nacional/internacional, clássicos do rock como “Queen e The Beatles” e também grande parte da MPB, agitou o público que passava pelo Beco e entrava para curtir o show. Ronaldo Martins, 52 anos, passeava com a namorada pelo Beco e curtiu o evento Viva Mulher. “Foi uma feliz surpresa encontrar esse evento, achamos muito bacana, aproveitamos para curtir o som e fazer umas comprinhas”, disse o analista de sistemas.

 

As oficinas de jardinagem com o Plantio de Orquídeas em Tronco e Kokedama, ministradas por Carmen Bosso, também foram interessantes na visão dos participantes. Guilherme Jover, 7 anos, passeava com o pai pelo Beco do Batman bem na hora da oficina de orquídeas e adorou fazer o plantio e levar para a casa. “Achei muito legal ter uma aula com plantas aqui no meio do Beco. Vou pendurar a minha planta na garagem de casa”, disse.

 

O evento contou com quatro expositores que ofereciam produtos variados. As biojóias da LivSah, feitas em prata, eram opções de peças exclusivas com plantas da Mata Atlântica. Já a AÑU Cosméticos Veganos comercializava série de produtos para o corpo e cabelo, totalmente naturais. A Casa da Cecília ofertava pães feitos com fermentação natural e doces. E a Maria da Terra levou cachaças, geléias, conservas e molhos.

 

Sobre o Instituto Acqua

O Instituto Acqua é uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos com sede em Santo André, Região Metropolitana de São Paulo. Para conhecer mais, acesse institutoacqua.org.br

 

 

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram