Exposição de Arte Contemporânea Feminina ‘Sete Véus’ começa nesta quinta

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
08/04/2021 14:29

O lançamento da exposição de arte contemporânea feminina e mini-doc ‘Sete Véus’ começa nesta quinta-feira (08/04) por meio de plataforma virtual no Youtube e Instagram.

 

 

Sete Véus é um projeto expositivo e de pesquisa idealizado pela artista visual e curadora Joice Trujillo e tem como princípio resgatar e elevar a produção artística feminina na região do ABCD e Grande SP, promovendo acesso à arte e as potencialidades do acervo e espaços expositivos da cidade de São Caetano do Sul.

 

Voltada para pesquisas com cunho entre sacralidade, ancestralidade, retratos simbólicos e o feminino, a exposição tem como ponto de partida a construção da pesquisa curatorial de Teresa Arq para a exposição “Frida Kahlo – Conexão Entre Mulheres Surrealistas no México” com foco no círculo social de artistas latino-americanas e a ótica do movimento surrealista, que transpõe questões de representação de identidade e gênero e autoconhecimento através da reprodução de cenários oníricos e narrativas pictóricas, voltados às necessidades e visão da mulher na sociedade e âmbito artístico, de modo a estabelecer diálogo entre as pesquisas curatoriais e os grupos de artistas femininas que têm como poética estas questões subjetivas que norteiam o surrealismo latino-americano. Para tanto, a curadora reúne 12 artistas, que trabalham dentro destes valores, fazem parte do mesmo círculo social, trabalham em parceria e produzem na região. Um dos objetivos do projeto é divulgar o potencial criativo feminino de São Caetano e Grande São Paulo.

 

O projeto foi idealizado para acontecer virtualmente, mas através de uma montagem física da exposição, no Museu Histórico de São Caetano do Sul e é fruto de estudo prévio, que segue como laboratório voltado ao processo de reconhecimento artístico. O projeto expositivo consiste em ativar espaços culturais e patrimônios históricos dentro da cidade, dessa forma, despertar o interesse no aprofundamento de pesquisa para o artista visual e, assim, uma crescente na procura e interesse pelo acervo municipal.

 

Esse projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul.

 

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram