Exposição inédita sobre o bairro Cidade Tiradentes tem visitação de terça a sábado com entrada grátis

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
06/09/2024 16:00

 

Os moradores do bairro Cidade Tiradentes, extremo da Zona Leste de São Paulo (SP), recentemente ganharam uma exposição visual que retrata com alegria e sensibilidade este território, que é também o berço do tradicional grupo de teatro Pombas Urbanas ( @grupopombasurbanas ), que além de possuir um forte vínculo com a comunidade vem inspirando grandes transformações sociais através da arte.

 

A exposição inédita intitulada “Espaço da Memória”, que foi inaugurada em julho de 2024, ficará instalada de forma permanente na sede do Grupo Pombas Urbanas, o Centro Cultural Arte Em Construção (Instituto Pombas Urbanas), localizado na Avenida dos Metalúrgicos, 2100, em Cidade Tiradentes, São Paulo. 

 

Com entrada gratuita e livre para todas as idades, a visitação pode ser realizada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 17h30, sem necessidade de retirada de ingresso ou agendamento prévio. 

 

Além de transitar por memórias do bairro, a exposição “Espaço da Memória” também narra a trajetória de atuação de mais de 35 anos do Grupo Pombas Urbanas na periferia de São Paulo. 

 

Para a realização do projeto houve um processo de pesquisa e levantamento histórico da comunidade e do próprio acervo do Grupo Pombas Urbanas. A exposição retrata o bairro, o próprio grupo e o Centro Cultural Arte em Construção por uma perspectiva de memória, mas também de futuro. 

 

Com um conceito criado e executado pela Criando Planos ( @criandoplanos ), de Camila Olivetti e Paula Rosa, a exposição foi instalada nas estruturas físicas do Centro Cultural Arte em Construção, retratando através das pinturas, a relação do espaço cultural com seu o território, suas memórias e a mobilização cultural advindas dessa relação. 

 

Além de pinturas, algumas salas ganharam lambe-lambes em homenagem a coletividades importantes nas artes cênicas e especialmente na trajetória do Pombas Urbanas e sua sede. Grupos como Seres de Luz de Lili Cursio (palhaça – em memória), Pombas Urbanas de Lino Rojas (fundador e diretor do grupo Pombas Urbanas – em memória), Nuestra Gente de Jorge Blandon (diretor e fundador do grupo Nuestra Gente da Colômbia, que marca a história do grupo com a Rede Latino Americana de Teatro Comunitário), Vento Forte de Ilo Krugli, Tá Na rua de Amir Haddad e Nega Zilda (uma importante figura do bairro e dona do Bloco de Carnaval da Nega Zilda – em memória), entre outros, são lembrados com carinho e eternizados nesta exposição em uma grande homenagem.

 

A exposição conta ainda com expositores que traçam uma narrativa histórica poética e sensível, além de estandartes que estampam o nome de grupos de teatro, circo e capoeira que ocupam o Centro Cultural Arte em Construção. A entrada do Teatro Ventre de Lona, principal espaço de apresentações, mais uma vez foi iluminada com a renovação das luzes em sua placa. 

 

E para compartilhar este projeto com a comunidade, com estudantes e profissionais parceiros de tantas andanças, é que o Grupo Pombas Urbanas promove uma abertura oficial dessa exposição. 

 

Sobre o Grupo Pombas Urbanas

Criado e consolidado na periferia, o Grupo Pombas Urbanas foi um dos precursores da produção do teatro comunitário e teatro de rua em São Paulo. Reconhecido entre os grupos mais longevos da cidade, o coletivo possui 34 anos de trabalho artístico, caracterizado pelo teatro comunitário: criado, produzido e feito para, com e na comunidade. 

 

Informações: www.facebook.com/GrupoPombasUrbanas e www.instagram.com/grupopombasurbanas

 

Serviço: Exposição “Espaço da Memória” 

Exposição permanente traz um olhar poético sobre o bairro Cidade Tiradentes através de retratos 

Onde: Centro Cultural Arte Em Construção (Instituto Pombas Urbanas) – Endereço: Av dos Metalúrgicos, 2100 – bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste – São Paulo – SP

Horário de visitação: de terça a sábado das 9h30 às 17h30

Grátis – Classificação Livre