Exposição ‘Memórias de 22’ em Santo André apresenta registros da Semana de Arte Moderna

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

O período de 13 a 17 de fevereiro de 1922 foi um marco nas artes brasileiras. A Semana de Arte Moderna, promovida em São Paulo, propôs uma produção livre a partir do fim do uso dos padrões acadêmicos. Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Heitor Villa-Lobos e Di Cavalcanti são alguns nomes que participaram do evento.

Para celebrar o centenário da Semana de 22, como ficou conhecida, a Rede de Bibliotecas de Santo André apresenta a exposição ‘Memórias de 22’. São 14 painéis com trechos de obras e artigos de jornais entre os anos 1920 e 1950. Pelos registros, é possível percorrer as sensações de quem participou do evento e a repercussão que a Semana teve à época e nas décadas seguintes. A visitação pode ser feita até 31 de março no Saguão do Teatro Municipal de Santo André, com entrada gratuita.

Mostra no Saguão do Teatro Municipal de Santo André pode ser visitada até 31 de março. Foto: Angelo Baima.

“A proposta desta exposição é instigar o público a conhecer melhor a Semana de 22. A ideia é que, a partir destes fragmentos, as pessoas procurem saber mais e entender o significado daquele movimento que influencia a arte brasileira até os dias atuais”, explicou a encarregada da Rede de Bibliotecas de Santo André, Viviane Gomes da Rocha.

Quem quiser se aprofundar no assunto pode acessar obras e textos completos por meio de QR Codes que direcionam o visitante para o acervo da Biblioteca Digital de Santo André e para a Biblioteca Brasiliana da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, a Biblioteca Nair Lacerda disponibiliza para empréstimo uma coleção de títulos com relação ao tema.

Reflexos de 22 – A exposição integra a programação ‘Reflexos de 22’, que a Secretaria de Cultura de Santo André realizará ao longo do ano. Uma série de ações para promoção do pensar sobre o movimento modernista e seus reflexos até os dias de hoje.

Serviço:

Exposição ‘Memórias de 22’

Visitação: até 31 de março de 2022 – de segunda a sexta, das 8h às 18h30

Local: Saguão do Teatro Municipal de Santo André | Praça IV Centenário, s/nº – Centro. Entrada gratuita.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram