Exposição na Unibes Cultural revela memórias da Segunda Guerra Mundial na Eslováquia

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
25/03/2025 14:15

A exposição “Last Folio – Preservando Memórias, de Yuri Dojc e Katya Krausova”, que acontece até o dia 6 de abril de 2025, oferece um olhar sensível sobre os vestígios deixados pela Segunda Guerra Mundial na Eslováquia. Através das lentes de Yuri Dojc e dos filmes de Katya Krausova, a mostra captura imagens de escolas, sinagogas, artefatos religiosos e livros, marcados pelo tempo e pela história. Esses registros, apesar da destruição, continuam a contar histórias de uma cultura que resistiu ao avanço da devastação.

A Segunda Guerra Mundial foi um dos períodos mais avassaladores da história, marcado pela perda de milhões de vidas e pela destruição de comunidades e identidades. Durante o conflito, milhares de judeus eslovacos foram exterminados, e suas comunidades foram praticamente dizimadas, junto com o rico patrimônio cultural e religioso que elas representavam.

Com curadoria de Katya Krausova e cocuradoria de Flávio Cohn, a exposição apresenta 30 imagens e materiais audiovisuais que transportam os visitantes para a Eslováquia de 1942, um período de perseguição e destruição. O projeto é permeado pelas histórias pessoais dos artistas, ambos descendentes de judeus eslovacos, oferecendo uma visão autêntica e sensível das memórias de um povo.

Apresentada em diversas partes do mundo, incluindo Alemanha, EUA, Reino Unido, Rússia, Eslováquia e Itália, Last Folio já passou por espaços de grande relevância, como a Comissão Europeia, em Bruxelas, e a sede das Nações Unidas, em Nova York. Mais do que um registro histórico, a exposição é uma homenagem visual à memória e à resiliência, mantendo viva a conexão entre passado e presente.

Este projeto integra o Raízes Judaicas, um pilar da Unibes Cultural dedicado a celebrar e difundir a cultura judaica, explorando suas influências no mundo contemporâneo. A iniciativa conecta passado e presente por meio de estudos, debates e manifestações artísticas, promovendo reflexões sobre identidade, memória e contribuição judaica para a sociedade.

A exposição conta com o patrocínio do Banco Daycoval e o apoio da Dangaleria, Autopel, GR e Haganá, instituições que reconhecem a importância de preservar a história e fortalecer a cultura por meio da arte e do conhecimento.

 

Serviço:

A exposição acontece até 6 de abril

De quarta a domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Apoio: Dan Galeria

📍 Entrada gratuita

🔗 Para mais informações e inscrições, acesse o site da Unibes Cultural.