Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba começa sexta
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba acontece neste ano de maneira online de 12/03 à 30/04. Além das atividades de expositores da feira, acontecerão apresentações musicais, teatro, circo, literatura, artes visuais, oficinas e contação de histórias. Confira como será evento:
Ao todo serão 130 eventos de 43 expositores da Feira, 14 artistas visuais, 7 oficinas de expositores, 8 oficinas de capoeira, ioga, danças africanas, ginástica, plantas comestíveis, tapeçarias, 37 apresentações musicais, 3 saraus; 5 grupos de circo, 6 grupos de teatro infantil e 6 contações de história. Mais de 220 artistas serão contemplados com o projeto.
Os links de visualização do evento são: site , Facebook, Instagram e Youtube.
- São Caetano e Rio Grande da Serra terão apresentações gratuitas do Coletivo Menelão de Teatro
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- 25ª Mostra de Teatro promete transformar Ribeirão Pires em um grande palco
- Halloween e Novem Beer Festival agitam o mês de novembro em Paranapiacaba
Alguns destaques são o Sarau da Floresta com poemas que contam histórias indígenas, da mata atlântica e o sarau com histórias de Paranapiacaba, Paranapiacaba: afetos e memórias. Grupos como: Irmandade do Blues, Serial Funkers, Os Desconhecidos, O Bardo e o Banjo, Fanta Konatê e Trupe Djembedon, Cia. Corpo Mágico e Irmãos Becker. Os grupos infantis farão, entre outros espetáculos, releituras de grandes clássicos como Três Porquinhos, Pinóquio e o Flautista de Hamelin. Entre os músicos: Ellen Oléria, Kleber Albuquerque, Graça Cunha, Rodrigo Régis, Marquinho do Pandeiro e Adriano Grineberg. Nas artes visuais, destaque para Valdo Rechelo, Milton Toller, Edu Guimarães, Elton Hipólito e Croma.
Sobre a Feira
Desde 2015 é realizada a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba com expositores de toda região metropolitana de São Paulo e vários moradores da vila. Entre as artes, há o tradicional artesanato em tecidos, linhas e pedras e antiquários. A feira também tem parceria com grupos que buscam novas formas de interagir com mercado de trabalho de forma coletiva, como a Associação Fibras da Serra e o Coletivo FOOP.
Paranapiacaba é uma vila criada pelos ingleses entre 1865 e 1867 para dar moradia aos ferroviários da linha Santos-Jundiaí, uma das ligações ferroviárias pioneiras do Brasil. Pertencente a Santo André, a vila é cercada por belezas naturais com clima ameno.
Confira o que terá na Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba:
Todos os eventos são disponibilizados em vídeos. A maioria no dia 12 de março, outros em datas específicas.
Música: Serão exibidas apresentações de 37 artistas ou grupos.
Literatura: Serão apresentados 3 saraus.
Cênicas: Circo – 5 grupos.
Teatro – 6 grupos teatrais para crianças.
Contação de história – 6 contações de histórias.
Oficinas: 8 oficinas de capoeira, danças africanas, ginástica brincante, yoga, Pancs (plantas comestíveis) e tapeçaria.
Oficinas de expositores: 7 expositores ministrarão oficinas de crochê, cerâmica, marcadores de página, origami, bordado, peças de vidro com decoração em feltro entre outras.
Artes Visuais: 14 artistas visuais, muralistas, fotógrafos, artistas plásticos, mostrarão seus trabalhos em vídeos.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram