Festival de Inverno de Paranapiacaba acontece online neste final de semana
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
Em formato totalmente virtual, mas sem deixar de lado sua essência que é valorizar as belezas naturais, a história e os moradores da região, o FIP (Festival de Inverno de Paranapiacaba) chega à vigésima edição no próximo final de semana, dias 31 de julho e 1º de agosto, com música, teatro, depoimentos e vídeos sobre a Vila, além de diversas outras atrações.
Nos dois dias de Festival, as apresentações serão realizadas a partir das 13h, com quatro blocos de uma hora a cada dia, com transmissão pelo canal do YouTube e pelo Facebook da Prefeitura. A programação completa pode ser conferida no hotsite www.santoandre.sp.gov.br/fip
- Santo André recebe festival de cinema com mais de 150 filmes nacionais
- Halloween e Novem Beer Festival agitam o mês de novembro em Paranapiacaba
- 1º Hana Matsuri em Santo André acontece neste fim de semana
- Paranapiacaba sedia festival de yoga no final de semana
“Dá uma saudade muito grande do Festival com todo mundo passeando, curtindo a Vila, mas ainda não é o momento. Precisamos esperar mais um pouco para que, com o avanço da vacinação, todos possam aproveitar esse lugar com tranquilidade e segurança”, destacou o prefeito Paulo Serra.
O prefeito acrescentou que, enquanto o FIP presencial não é possível, o Festival de 2021 trará mais de 60 atrações que mantém esse vínculo intenso com a Vila e mais algumas novidades, entre elas o concurso “Paranapiacaba é Show!“ e a exibição da videoarte “De Onde se Vê o Mar”, produzida pela Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) para o encerramento do Festival com a música inédita “Nascentes”, do compositor Felipe Senna.
O concurso “Paranapiacaba é Show!” foi criado com o objetivo de destacar as características típicas, curiosidades, memórias, imaginário local e as potencialidades turísticas da Vila de Paranapiacaba. Os 29 vídeos inscritos abordam de forma criativa as categorias arte e artesanato, o Cambuci e culinária local, lendas, imagens, lugares e depoimentos, e serão postados no Instagram da Prefeitura no início do Festival. Serão premiados três trabalhos de cada categoria, de acordo com número de curtidas e compartilhamentos do público. Cada selecionado receberá prêmio de R$ 1 mil (mil reais), totalizando R$ 18 mil (dezoito mil reais).
Como a grande atração do festival será, assim como ocorreu nas últimas três edições, a própria Vila, a programação traz a apresentação de vídeos de 50 artistas e grupos selecionados por convocatória, priorizando temas de Paranapiacaba. Além da Ossa, o Festival contará com apresentações da Banda Lira e do Coro da Cidade.
Haverá também atividades recreativas para se fazer em casa. Já a parceria com o Sesc Santo André, que todos os anos leva grandes nomes da música ao icônico Clube União Lyra Serrano, trará para o público depoimentos de artistas que passaram pelo festival no longo das 19 edições já realizadas.
“Com o impacto causado pela pandemia no setor cultural, é muito importante retomar um evento grandioso como o FIP de forma online, já que o momento pede, sem deixar de valorizar a Vila de Paranapiacaba e os artistas da cidade e da região”, reforçou a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz.
Hotsite – Como nas edições anteriores, o festival conta com um hotsite (www.santoandre.sp.gov.br/fip). Além de toda a programação, a publicação oferece informações sobre a Vila, sobre o concurso “Paranapiacaba é Show!”, a exposição virtual “Memórias”, com 40 fotos do acervo do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e um retrospecto das edições anteriores. O público poderá consultar ainda o guia de serviços e o catálogo de empreendedores locais.
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram