Festival “Vamos que Venimos” convida adolescentes do Estado de São Paulo para integrar a programação 

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
30/08/2023 15:30

 

 

De 14 a 17 de novembro de 2023, acontece o 5º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, versão brasileira do festival criado na Argentina, com sede em Santo André (SP), que nesta edição contará com ações formativas e apresentações de espetáculos. A realização é do Vamos que Venimos Brasil e Sesc Santo André.

 

Até o domingo(03/09), estão abertas as inscrições para artistas de todo o Brasil, com idade entre 13 e 19 anos (completos até o momento da realização do festival), solo ou em coletivos, que queiram fazer parte da programação presencial do festival, que será realizada em Santo André (SP).

 

Podem participar artistas e grupos teatrais com no mínimo 70% de integrantes com essa faixa etária, e que estejam vinculados a escolas regulares, oficinas, pequenos cursos ou até provenientes de grupos e processos independentes de teatro jovem. É imprescindível a presença de, ao menos, um representante com idade igual ou maior que 18 anos, que será responsável legal pelo grupo.

 

As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site do evento: www.vqvbrasil.com

 

Além da modalidade “obras finalizadas”, que serve para espetáculos estreados ou que irão estrear, há ainda a modalidade “trabalhos em processo”, onde é possível inscrever trabalhos artísticos que ainda estão na fase de criação. Uma forma encontrada pela organização do festival de valorizar cada etapa da formação artística e da criação como um todo.

 

“Queremos acolher grupos em diferentes estágios da criação e compartilhar experiências relevantes dos jovens, distanciando-nos da ideia de que o produto final seria o momento criativo mais importante”, comenta a organização.

 

A programação do 5º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” conta ainda com oficinas ministradas por grandes profissionais do setor cultural e mestres das artes cênicas, painéis de conferência, entre outras ações, em parceria com o Sesc Santo André.

 

Sobre o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil

 

Desde 2018, acontece em Santo André o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil. Um potente encontro entre artistas de 13 a 19 anos e seus coletivos teatrais, que valoriza o protagonismo jovem por meio do teatro e incentiva o teatro adolescente do país.

 

O festival já estabeleceu parcerias com instituições como a UFABC, SESC, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, Conservatório de Tatuí, entre outras. E iniciou o projeto pedagógico “Produção Jovem”, com formação de jovens produtores culturais através da prática em diversas áreas da execução do projeto.

 

O Vamos que Venimos Brasil é a versão brasileira do festival criado na Argentina, em 2009, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz, junto com um grupo de alunos adolescentes.

 

Em 2021, o projeto foi adaptado para o formato virtual em razão da pandemia da COVID-19 e expandiu sua atuação abrangendo jovens de diversas regiões do Brasil.

 

Em sua edição de 2022, o festival contou com um curso em formato virtual para jovens de todo o Brasil, e ações presenciais como apresentações de espetáculos, oficinas, painéis de intercâmbio, encontros com artistas e pesquisadores, que aconteceram presencialmente na cidade de Santo André – São Paulo.

 

Mais informações: www.facebook.com/vamosquevenimosbrasil e www.instagram.com/vqvbrasil

 

SERVIÇO: Convocatória para o 5º Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil

Inscrições: até 03 de setembro de 2023 – Valor: grátis

Quem pode participar: grupos, coletivos e solos de artistas adolescentes, de qualquer cidade do Estado de São Paulo.

Faixa etária: de 13 a 19 anos

É imprescindível a presença de, ao menos, um representante com idade igual ou maior que 18 anos que será responsável legal pelo grupo.

Inscrições: www.vqvbrasil.com

 

 

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram