Fundação das Artes e Sesc realizam tradicional Festival Cena de Teatro de São Caetano do Sul

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

O Festival Cena de Teatro de São Caetano do Sul, evento anual promovido pela Fundação das Artes em parceria com o Sesc, trará até sábado (09/10), uma programação intensa de espetáculos, palestras e oficinas para compartilhar e refletir o Teatro, tendo o “agora” como farol para aprimorar saberes, olhares e técnicas. Na edição de 2021, o tema “Lugar de Escuta” celebrará a visibilidade de diversos grupos que compõem o cenário artístico, com espetáculos que colocam luz sobre o assunto e com a presença de artistas mulheres transexuais e homens trans.
A programação contará com a transmissão ao vivo de espetáculos com essa temática pelo canal do Youtube do Sesc e uma série de bate-papos online, com artistas que buscam fortalecer e ampliar os espaços de homens e mulheres no Teatro.

O público do Festival poderá acompanhar, o fragmento do espetáculo “Homens Pink, a Performance”, que será apresentado no dia 7, é uma performance documental solo do artista e diretor Renato Turnes, que parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes. O orgulho de existir é festejado em fragmentos épicos que revivem espectros narrativos através de histórias, fotos, vídeos e objetos que reelaboram a experiência coletiva de corpos dissidentes. Após a sessão, Turnes conversará com o público via Zoom.
O Festival trará ainda uma série de diálogos com os artistas, como por exemplo o debate “Aproximações pedagógicas”, no dia 6, que reunirá representantes da Escola de Teatro da Fundação das Artes e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAD/UFRGS).
Voltada a artistas cisgêneros e/ou não pertencentes à esta comunidade, justamente para expandir a discussão, a oficina “Personagem LGBTQ+ Novas Representações e Representatividade”, encerrará as atividades do Festival nos dias 8 e 9. A atividade será realizada por Daniel Veiga, homem trans e preto, roteirista, dramaturgo, ator e diretor.
Criado em 2000, o Festival tem propiciado, nos últimos anos, a oportunidade de reflexão sobre o espaço das mulheres, de artistas negras e negros e dos coletivos que impulsionam o fazer teatral. “O Festival Cena de Teatro é tradicional no calendário cultural da cidade, uma importante iniciativa da Escola de Teatro da Fundação das Artes em parceria com o Sesc, que busca aproximar a sociedade das artes e trazer temas relevantes para reflexão”, afirmou a diretora-geral da Fundação, Ana Paula Demambro.
“Nesta edição, o Festival de Teatro propõe uma abordagem sob o olhar daqueles que, muitas vezes, são marginalizados e encontram nas artes cênicas uma importante forma de expressão. Mantemos sempre a escuta aberta a todos os públicos que compõem o universo criativo”, afirma a coordenadora da Escola de Teatro da Fundação, Vanessa Senatori.

5 de outubro (terça-feira)
Bate-papo com Daniel Veiga – via Zoom

6 de outubro (quarta-feira)
20h – Interações Pedagógicas
George Vilches, Robson Ferraz, Luciana Éboli e Ian Habib – via Zoom
7 de outubro (quinta-feira)
20h – Fragmento de “Homens Pink, a Performance” – Youtube Sesc São Caetano
20h20 – Bate-papo com Renato Turnes (Cia La Vaca) – via Zoom

8 de outubro (sexta-feira)
20h – Bate-papo – Novas Curadorias repensar a cena – Márcia Zanelatto e Kil Abreu – via Zoom
Oficina com Daniel Veiga: Personagem LGBTQ+ Novas Representações e Representatividade
Via Zoom
Dia 8 (sexta-feira) – das 19h às 21h
Dia 9 (sábado) – das 11h às 13h e das 15h às 17h (é necessário participar dos três encontros)
Serviço

Festival Cena de Teatro 2021 “Lugar de Escuta”

Realização: Fundação das Artes e Sesc São Caetano

Data: 4 a 9 de outubro de 2021, diversos horários (consulte a programação em http://fascs.com.br/cenadeteatro2021/programa-cenadeteatro.pdf)
14 anos

Evento gratuito

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram