Grandes artistas dão curso GRÁTIS de música para jovens
Com o objetivo de formar uma orquestra em Rio Grande da Serra, no Grande ABC, o Projeto Primeiros Acordes, voltado a jovens de 14 a 21 anos, ainda recebe inscrições de interessados em ingressar no mundo da música ou aprimorar seus conhecimentos. Seis músicos da “Nômade Orquestra”, “Samuca e a Selva” e outras bandas ministrarão as aulas de instrumentos de sopro (madeiras e metais) e percussão. Moradores de qualquer cidade podem participar.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 7/1/2019, às segundas e quartas-feiras, a partir das 18h45, na antiga EMEB Profª Raquel Silveira Monteiro- local onde será ministrado o curso -, localizada na Rua José Maria Figueiredo, 435- Centro- Rio Grande da Serra. As aulas acontecem às segundas e quartas, das 19h às 22h. Todo último sábado de cada mês são promovidos ensaios abertos, das 9h30 às 11h30.
Durante nove meses, os inscritos no projeto aprenderão a tocar trompete, trombone, tuba, trompa, saxofone, clarinete, flauta, bumbo, caixa, pratos e alguns instrumentos de percussão tipicamente brasileiros. Para participar, não é necessário ter nenhum conhecimento básico em música.
- Exercícios no fim de semana: um aliado surpreendente para a saúde
- Saiba quais são os riscos da gordura no fígado e o que fazer para evitá-la
- USP oferecerá 83 cursos online gratuitos na área de humanidades; saiba como se inscrever
- Elo Brindes inova com linha de cadernos ecológicos produzidos com materiais inovadores e inusitados
Projeto nasceu de sonho de músicos do ABC
Montar uma grande banda para colocar em prática algumas das suas ideias musicais sempre foi um desejo dos instrumentistas e moradores do ABC: Bio Bonato (Nomade Orquestra, Samuca e a Selva, Otis Trio e Ba-Boom), Kiko Bonato (Saori&Tequila, Ba-Boom , Black Mantra, Samuca e a Selva e Buena Onda Reggae Club), Marco Stoppa (Tony Tornado, Universo Gafieira, Criolina, Elza Soares e Nomade Orquestra), Rafael Cab (Conde Favela, SPIO – São Paulo Improvisadores em Orquestra e trio com Luís Felipe Lucena, Rafael Cab e Luiz Galvão), Rodrigo Olivério e Victor Fão (Buena Onda Reggae Club, Nomade Orquestra e Samuca e a Selva).
Para concretizar este sonho, eles se propuseram a desenvolver uma metodologia própria no Projeto Primeiros Acordes. “Para nós, é muito importante trazer instrumentos e músicas do mundo deles para o nosso e vice-versa. Por isso, antes de começar a tocar, queremos ouvi-los. Essa troca professor-aluno é fundamental”, comenta Victor Fão, curador artístico do projeto.
A proposta do projeto é dar um impulso inicial na carreira de jovens músicos e mostrar que eles precisam continuar estudando para se tornar grandes instrumentistas.
“Nosso maior desejo é que esses alunos consigam ter a mesma visão em relação à música que tivemos quando éramos mais novos. Queremos extrair o melhor deles para que todos possam estudar e crescer na área, fazendo o legado musical perdurar”, conta Fão.
Saiba mais sobre o curso
As aulas acontecem duas vezes por semana, com duração de três horas cada, totalizando 24 horas mensais. No último sábado de cada mês, estão previstos ensaios abertos. Na metade e no final do curso acontecem apresentações ao público.
Ao longo do processo serão formadas três turmas com dois professores e 20 integrantes. Os responsáveis pelos metais são Marco Stoppa (titular) e Victor Fão. Nas madeiras, a dupla é formada por Bio Bonato (titular) e Kiko Bonato. Por fim, na percussão, os tutores são Rafael Cab (titular) e Rodrigo Olivério.
O Projeto Primeiros Acordes é uma parceria da Aprisco (Associação de Presbiterianos Para Inclusão Social e Comunitária em Defesa da Vida), Carbono 60 e Cult Cultura, com apoio da Prefeitura de Rio Grande da Serra e patrocínio exclusivo da Unipar Indupa.
Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.