Hora da Ópera traz o gênero em formato mais compacto para o Sesc Santo André
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A arte operística ganha espaço na programação cultural do Sesc Santo André em março. Idealizada pelo tenor Fernando Portari, com direção executiva de Rosane Barbosa, a série Hora da Ópera convida o público a embarcar numa emocionante viagem pelo mundo da ópera. O evento acontece nos dias 17, 24 e 31 de março, sextas-feiras, às 20h no Teatro.
O projeto conta com a direção do Maestro André Dos Santos e apresenta Carmen, A Flauta Mágica e Madame Butterfly. Trata-se de um espetáculo de ópera compacto, apoiado na força das vozes e em cenários virtuais para criar uma linguagem próxima ao público. Nesse formato, jovens artistas contracenam com cantores consagrados.
O projeto ganhou forças através do grande sucesso entre os diversos perfis de públicos no espetáculo O Barbeiro de Sevilha, também idealizada e dirigida por Fernando e Rosane, realizada em novembro de 2022 no teatro do Sesc Santo André.
Segundo descrito pela produção, a intenção de produzir uma série com um repertório de óperas reconhecidas mundialmente veio do desejo de atrair e formar plateia para esta arte, tão distante da população e das cidades brasileiras, além de difundir a beleza do canto erudito, de sua técnica, melodia, da capacidade vocal, do talento raro e suas especificidades, e atrair as pessoas a transcender por este universo tão mítico e de profunda sensibilidade. A Ópera transita na arte do canto, da cena, da dança, do coletivo.
PROGRAMAÇÃO
Dia 17/3, sexta, das 20h às 21h30
CARMEN, de Georges Bizet
Direção Artística e Concepção – André Dos Santos.
Solistas – Nathalia Serrano, Maria Solle Gallevi, Rafael Thomas e Richard Bauer.
Direção executiva – Rosane Barbosa.
Ingresso – R$30,00 / R$15,00 / R$9,00. No Teatro. Todas as idades.
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Venda online: 7/03 às 12h. Venda nas Unidades: 08/03 às 17
Carmen é uma ópera em quatro atos do compositor francês Georges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado no romance homônimo de Prosper Mérimée. Estreou em 1875, no Opéra-Comique de Paris. Conta a história da sedutora Carmen, que afasta Don José de sua noiva Micaela, gerando uma confusa e trágica trama de amor.
A ação se passa na Espanha do século 19 e narra a louca paixão do soldado Don José pela sedutora cigana de espírito livre e forte personalidade. O soldado que vislumbrava uma vida tranquila e feliz ao lado de sua prometida Micaela descobre em Carmen o poder da paixão que golpeia e cega, e que o leva a uma crescente transformação movida pelo ciúme, possessão e submissão. E nessa loucura em que vai se transformando o sentimento, só o amor ou a morte poderá existir.
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Dia 24/3, sexta, das 20h às 21h30
A FLAUTA MÁGICA , de Wolfgang Amadeus Mozart
Concepção – Fernando Portari.
Direção Artística – André Dos Santos.
Direção Executiva – Rosane Barbosa.
Solistas – Karen Stephanie, Annanda Samarine, Cleyton Pulzi, Rafael Siano, Laura Duarte, Anderson Barbosa.
Ingresso – R$30,00 / R$20,00 / R$12,00. No Teatro. Todas as idades.
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Obra icônica na história da música e do teatro lírico, A Flauta Mágica é uma ópera em dois atos do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto do ator, cantor, dramaturgo e empresário alemão Emanuel Schikaneder. Estreou no Theater auf der Wieden em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. Schikaneder era companheiro de loja maçônica de Mozart. A peça engloba múltiplos gêneros: opera buffa (cômico), dramático, sério e místico. Tecnicamente, não se trata de uma ópera mas sim um Singspiel: gênero teatral com cenas faladas e partes cantadas acompanhadas por uma orquestra.
O Príncipe Tamino é atacado por uma enorme serpente, chegando a um reino misterioso dominado pela Rainha da Noite. Esta lhe pede que liberte sua filha Pamina, raptada por Sarastro, chefe da Ordem de Ísis, e lhe dá uma flauta mágica para o ajudar. Apaixonado por Pamina, o príncipe parte em sua busca, acompanhado por Papageno. Ao longo da jornada, Tamino percebe que Sarastro não é o suposto vilão, mas um sábio sacerdote que trabalha em nome da justiça. Sarastro propõe que Tamino seja consagrado à Ordem de Ísis. Ele passa, então, por várias provações para comprovar sua virtude. Em meio às confusões de Papageno, e com o auxílio de sua flauta mágica, Tamino alcança, finalmente, a consagração. Eles derrotam a Rainha, e Tamino se casa com Pamina.
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Dia 31/3, sexta, das 20h às 21h30
MADAMA BUTTERFLY
Concepção e Direção – André Dos Santos.
Solistas – Nathalia Serrano, Marly Montoni, Fernando de Castro, Sebastião Teixeira.
Direção Executiva – Rosane Barbosa.
Direção de André dos Santos
Ingresso – R$30,00 / R$20,00 / R$12,00
No Teatro. Todas as idades.
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação.
Madama Butterfly é uma ópera em três atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseada no drama de David Belasco. Estreou no Teatro alla Scala de Milão a 17 de fevereiro de 1904. Acompanha a história de Pinkerton, oficial americano em Nagasaki.
Com a ajuda de um cafetão sem escrúpulos, Cio-Cio-San será induzida a se unir temporariamente a Pinkerton. O oficial parte logo depois, deixando Cio-Cio-San sozinha e grávida. Durante três anos, a jovem cria o seu filho esperando a volta do seu amor. No entanto, Pinkerton contou mentiras para a jovem: nunca pensou em se casar com ela de verdade, nem em procurá-la novamente para levá-la para a América. Quando ele finalmente retorna, Pinkerton está com a sua “verdadeira” esposa americana, Kate. Cheia de tristeza, Butterfly entrega o seu filho a Pinkerton na esperança de que ele o leve para a América para que cresça com mais oportunidades.
Sobre André dos Santos (diretor convidado)
Santos é pianista formado pela Universidade Federal da Bahia com especialização em ópera na Ópera Nacional de Paris, na França. Em 2001, foi o primeiro brasileiro e único pianista do mundo selecionado para participar do curso de preparação vocal e de repertório do Centro de Formação Lírica da Ópera Nacional de Paris.
Quatro anos depois, ganhou o prêmio Bösendorfer no concurso Hans-Gabor Belvedere, na Áustria. Após 11 anos na França como preparador e maestro assistente de óperas, passou três anos produzindo espetáculos no México, e voltou ao Brasil em 2014, quando assumiu a academia de ópera do Theatro São Pedro, em São Paulo.
Serviço
SESC Santo André – Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André. Tel. 4469-1200. www.sesc.org.br. Estacionamento R$ 5,00 a primeira hora e R$ 1,50 por hora adicional [Credencial Plena] mediante apresentação de Credencial Plena. R$10,00 a primeira hora e R$ 2,50 por hora adicional [outros].
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