Jurema Barreto e Zhô Bertholini apresentam live cultural com poemas e música neste sábado
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Criatividade, poesia, música e sintonia. Com multiplicidade de vozes, sons e sentimentos, Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini apresentam neste sábado (11/12) live literomusical com poemas musicados por Edu Guerra e Rui Ferreira. O encontro virtual começa às 18h30 e terá transmissão pelo canal do YouTube do Instituto Acqua. Intitulado Encontros e Encantos, o show seguirá os protocolos previstos diante da pandemia de Covid-19, com restrição apenas para participação da equipe técnica e artistas no local da transmissão.
- Lançamento do livro Silêncio Escrito e outros poemas na Alpharrabio Livraria neste sábado
- SarAlpha homenageia o poeta Edson Bueno de Camargo neste sábado
- Bordados de Música com Ana Maria Carvalho no Sesc São Caetano
- Livraria e Espaço Cultural Alpharrabio realiza evento em homenagem ao centenário do artista andreense Luiz Sacilotto
A iniciativa é financiada pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital de fomento à cultura Proac Expresso Lab, do Governo do Estado de São Paulo. O Instituto Acqua participou das inscrições para o edital e foi uma das instituições contempladas. “Por meio deste edital criamos um calendário de cursos que estimulam o empreendedorismo cultural. Vamos ofertar esses materiais, gratuitamente, pela internet. Optamos por trazer professores da região do ABC para este projeto. É um modo do Acqua reconhecer e valorizar a região pela qual surgiu e mantém atividades. E a live surge para complementar esse cenário cultural com dois artistas renomados e que nos ensinam a viver por meio das palavras e sentidos”, explica Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua.
Histórico dos artistas – Nascido em Santo André no ano de 1953, o poeta e artista gráfico Zhô Bertholini participa de movimentos culturais e de arte alternativa desde a década de 1970. A partir de 1994 passou a dividir com Jurema Barreto de Souza a edição da revista literária A Cigarra. Jurema também é andreense, nascida em 1957. Poeta e editora da Revista Literária A Cigarra, de 1982 a 2007. Editou, com o grupo Livrespaço, a Revista Livrespaço, ganhadora do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), em 1994. Coordenou de 2000 a 2007, o Projeto Ler & Falar Poesia, na Casa da Palavra, ao lado de Zhô e foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Santo André pela Comissão de Literatura, de 2004 a 2007.
Sobre o incentivo – A Lei Federal Aldir Blanc, de agosto de 2020, destina recursos para que governos estaduais e municipais promovam a cultura. No Estado de São Paulo, esses fundos são investidos no programa de fomento cultural Proac Lab.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram