Lançamento do foto-livro ‘O que restou da floresta’ neste sábado

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

O lançamento do foto-livro ‘O que restou da floresta’ de Carlos Lotto (textos) e Anderson Carlos (fotos) será neste sábado (27/01) às 11h na Alpharrabio livraria e editora, em Santo André. Além dos autores, a artista e pesquisadora Lilian Amaral, participará da Conversa aberta ao público.

CARLOS LOTTO nasceu em São Paulo e sempre morou em Santo André. Cresceu ouvindo histórias da família paterna, nascida e criada na Vila de Paranapiacaba. Estudou jornalismo, administração e dramaturgia, especializando-se em arte e saúde mental. A partir do envolvi­mento com a Escola Livre de Teatro passou a desenvolver uma pesquisa sobre a memória da região. Criou oficinas de multilinguagens, sempre tendo por base a literatura. Percorreu uni­versidades, escolas, empresas, centros culturais, bibliotecas e instituições como SESC, SESI e SENAC, e integrou coletivos de arte e ateliês livres. Através de projetos socio-educativos atuou em CAPS-Centros de Atenção Psicossocial de Transtornos e Dependências Químicas, inclusive com crianças e jovens, e CDP -Centros de Detenção Provisória. Contribui com for­mação de professores, profissionais de comunicação e curadorias culturais.

ANDERSON CARLOS nasceu na cidade de São Paulo e tem a família materna em Barre­tos. Estudou Comunicação Social e Publicidade na FAAP e especializou-se em Marketing e Arte-Educação. Tem formação em teatro, dramaturgia e design gráfico. Além de gestor administrativo e financeiro, trabalhou com projetos gráficos, editoração e consultoria para diversas empresas. Seus interesses passam pela fotografia, livro-objeto, literatura e artes plásticas em geral. Passou por vários ateliês livres e é um pesquisador da cultura regional e afro-brasileira.

LILIAN DO AMARAL NUNES – Artista visual, pesquisadora e curadora no campo da arte pública relacional em contexto ibero-americano contemporâneo. Doutora (2010) e Mestre (2000) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Universidade Complutense de Madrid (2000/2010). Pós-Doutora em Arte, Ciência e Tecnologia pelo IA/UNESP (2013). Pós-Doutora em Arte e Cultura Visual pelo PPG FAV/UFG e Universidade Barcelona/ES (2014). Curadora internacional, docente e pesquisadora no campo da arte pública, memória e imaginário social com obras em acervos e cidades no Brasil e exterior. Coordenadora da linha de Pesquisa TICP – Território de Interesse da Cultura e da Paisagem PAULISTA-LUZ e Professora Colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação e Pesquisa DIVERSITAS USP. Lider do Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa HolosCi(u)dad(e) – Ecossistemas Transversais e Conectividade  MediaLab BR /– www.holos.espai214.org.

Dirige o Observatório de Educación Patrimonial e a Rede Internacional de Educação Patrimonial (International Network on Heritage Education), contexto ibero-americano www.oepe.es.

Autora de diversas obras de Arte Públicas no Brasil e exterior. Publica regularmente em revistas, periódicos e publicações científicas internacionais. Seu foco investigativo centra-se nas relações entre poéticas urbanas, artivismo e novos meios, considerando-se as dimensões geopoéticas, as redes de copesquisa e as glocalidades contemporâneas.

Lançamento e Conversa de Livraria

Título: O que restou da floresta
Textos: Carlos Lotto
Imagens: Anderson Carlos
Isbn: 978-65-87810-28-7

148 páginas – Formato 20 x 20 cm

Produção independente, em parceira com Alpharrabio Edições
R$90,00

Quando: sábado (27/01) às 11 horas

Onde: Alpharrabio livraria e editora (Rua eduardo monteiro, 151- Jd. Bela Vista – Santo andré- SP)