Lançamento do livro Silêncio Escrito e outros poemas na Alpharrabio Livraria neste sábado
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Neste sábado (26/10) acontece o ‘Conversa de Livraria’ e lançamento do livro Silêncio Escrito e outros poemas, de Jurema Barreto de Souza, na Alpharrabio Livraria, em Santo André. O evento é gratuito e acontece das 11 às 13h.
Autora:
Jurema Barreto de Souza nasceu em Santo André (SP) em 28 de agosto de 1957. Professora de Educação Infantil e Fundamental. Formada em Letras (Português/Inglês) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Fundação Santo André, Complementação Pedagogia e Psicopedagogia. Editora da Revista A Cigarra, desde 1982, em Santo André, SP, ao lado de Zhô Bertholini, divulgando centenas de poetas do Brasil e exterior, chegando à 42ª edição em 2007, comemorativa dos 25 anos. Editou com o Grupo Livrespaço, a Revista Livrespaço, (1992-1994), ganhadora do prêmio APCA de melhor realização cultural de 1993. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Santo André, pela Comissão de Literatura: primeira gestão 2004/2005 – titular, segunda gestão 2006/2007 – suplente. Edita Zine Zero – os cigarristas, juntamente com Zhô Bertholini, desde 2003 e FRENEZINE desde 2014.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Show do Grupo Solaris Vocal nesta sexta na Livraria Alpharrabio
- SarAlpha homenageia o poeta Edson Bueno de Camargo neste sábado
- Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé
Apresentação:
[…] “Aqui estão dois dos principais temas do livro: as dificuldades e os prazeres do próprio fazer poético nos quais a autora insiste e a passagem do tempo, que aparece tanto como memória, no poema “Relicário”, por exemplo, como tempo histórico, onde, entre imagens de guerras e de luto coletivo: “o futuro (assim como a poesia) é infinito recomeço.
[…] A lírica amorosa e o comprometimento social são marcas autorais que se mantém ao longo de todos os livros da Jurema, mas que se encontram atualizadas nesses poemas, porque, embora a poesia dialogue com um tempo arquetípico, ela também é filha do seu tempo histórico e do seu lugar, e é essa ambiguidade que a torna singular, como argumenta Otávio Paz em O Arco e a Lira.
[…] Apesar do espanto e da indignação da poeta diante do peso dos acontecimentos políticos que ambientam o livro e que deixaram muitos de nós estarrecidos, também existe nele uma leveza que vem da esperança do poder transformador da poesia, leveza manifestada através de um fino lirismo e que possibilitou a existência desses poemas que merecem ser lidos.”
Vanessa Molnar, é Mestre em Estudos Culturais, Historiadora e Escritora
Orelha:
[…]A autora andreense nos transmite e deixa registrado indelevelmente em seus grafittes as suas lembranças e andanças, um sensível registro desse relicário, uma dádiva mística!
É possível adentrar de forma intensa e contagiante no seu enredo e também em sua janela virtual.
Jurema é gigante e o resultado podemos comprovar em sua obra Silêncio Escrito e Outros Poemas.
A mensagem perspicaz, contemporânea, cerne no seu fazer literário diz muito sobre seu canto silenciado, mas expresso de forma estridente em cada poema desse alfarrábio. Mas então o que há de vermelho?
Registros dessa casa da palavra que ecoa versos sufocados e até isolados por um tempo.
A cigarra Jurema resiste continuamente com sua escrita atemporal, peculiar e tão admirada por gerações de poetas, escritores, pesquisadores do ABC e paulistas. […]
Thina Curtis, andreense, poeta, fanzineira, roteirista de quadrinhos, arte educadora, patrona da Fanzinoteca Municipal de Barueri e do Acervo Feminista Thina Curtis – Instituto Federal Fluminense (Fanzinoteca Macaé). Responsável pelo evento itinerante de Fanzines e Publicações Independentes Fanzinada.
Colagens:
Marcia Rosenberger (Santo André-SP, 1966). Artista visual e editora pelo selo Loreley Books. Participou das residências artísticas A Zero (Editora Medusa/PR) e Arte @o Centro (Torres Vedras/PT), onde ministrou oficinas de livro de artista; da Feira ArtsLibris En Red (Barcelona e Lisboa) e do programa Formas de la Idea (AR-BR-UY). Membro do IUOMA/USA, idealizou o grupo de estudos Encontros de Arte Postal. Participa de exposições e feiras de arte impressa. Seus trabalhos integram coleções de instituições da Áustria, Romênia, Itália, Portugal, França, Turquia, Espanha, Polônia, Argentina, Eslováquia, entre outros.
Alpharrabio Livraria, Editora, Centro Cultural (Rua Eduardo Monteiro, 151 – Jd. Bela Vista, Santo André – SP)