Livro ‘O Diabo existe’ apresenta o Brasil como um grande laboratório de monstros e será lançado nesta quinta

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
20/10/2021 10:35

No livro “O Diabo existe e outros contos”, de Adilson Matos, lançado este mês pela editora Clóe, o autor estreante faz uso dos códigos de gênero do horror para tratar da onda de ódio e violência que assolou o Brasil nos últimos anos. O lançamento oficial ocorrerá nesta quinta-feira (21/10) às 20h pelo canal do Youtube do Livro, para assistir clique aqui.

 

Nos 14 contos – um deles “censurado” – o autor estreante, Adilson Matos, mostra que o espanto nasce de situações mais banais e que o horror está no meio de nós. Foto: Edu Guimarães.
Nos 14 contos – um deles “censurado” – o autor estreante, Adilson Matos, mostra que o espanto nasce de situações mais banais e que o horror está no meio de nós. Foto: Edu Guimarães.

 

Gestada durante a campanha que elegeu Jair Bolsonaro e concluída na pandemia, a obra lança mão de um conhecido arsenal de criaturas e situações recriadas no contexto de uma conjuntura política e social caótica, com monstros e criaturas sobrenaturais coexistindo com a polícia que atira antes de perguntar, o feminicídio e violentos apologistas da ditadura.

 

No mês de celebração do Halloween, festa que vem ganhando a cada ano mais espaço no Brasil, o autor lembra que o brasileiro tem seus próprios monstros, atuais e ressurgidos. Todos eles estão por aí, fantasiados ou não, sem medo de serem reconhecidos, ocupando diferentes esferas do poder.

 

“O cineasta Rogério Sganzerla dizia que o horror não está no horror. Era um outro contexto, claro, mas me lembrei dessa frase quando vi a notícia de uma mulher com problemas mentais que havia sido agredida por populares após uma página na internet acusá-la de bruxaria. O livro nasceu aí, ainda que a escrita, propriamente, tenha começado bem depois”, conta o autor.

 

“É como se o Brasil fosse um grande laboratório de monstros, fantasmas e afins.  Adilson Matos junto a outros ficcionistas contemporâneos é um cronista que observa que o motor do horror se encontra no cotidiano ordinário: nos escândalos de violência naturalizados, nas aberrações morais da classe média, nas dívidas históricas não equacionadas, na opressão psíquica da religião, no simulacro perverso do espetáculo do horror da mídia. A partir disso seu salto como ficcionista é reimaginar toda essa paisagem do absurdo na poética do horror, modo esse de acessar o inconsciente mais violento de um mundo que nos é tão assustadoramente íntimo”, traz o texto do posfácio assinado pelo jornalista, diretor e roteirista, mestre em Meios em Processos Audiovisuais pela USP, Francis Vogner dos Reis.

 

Como material extra, um conto “censurado” vem encartado em envelope de papel pardo e carimbado pelo “Dops”.

O livro está à venda pela editora Clóe, no site e instagram ou direto com o autor.

 

Sobre o autor

Adilson Matos é formado em comunicação pela UMESP com pós-graduação em História e Cultura do Brasil pela Universidade Gama Filho. Nasceu e vive em Santo André, no ABC paulista, onde participou de oficinas de criação literária ministradas por João Silvério Trevisan, Marçal Aquino, Luis Ruffato e Frederico Barbosa. Cursou História e Linguagem do Cinema com os críticos Inácio Araújo e Sérgio Alpendre. Escreve contos que até agora guardou para si. Este é seu primeiro livro.

 

Serviço
Livro: O Diabo Existe e outro contos

Autor: Adilson Matos ([email protected])

Editora: Clóe (editoracloe.wixsite.com)

Preço: R$ 35. Para comprar acesse aqui.

Páginas: 189

Gênero: Contos de terror

 

 

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram