Marina Rodrigues abre exposição ‘Frestas’ neste sábado, na Casa do Olhar em Santo André
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André (SP), recebe neste sábado (01/04), às 14h, a artista Marina Rodrigues para a abertura da exposição ‘Frestas’, a sua primeira individual no espaço andreense.
- Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé
- Exposição “Sacilotto em Movimento” oferece agenda para visitas educativas
- Exposição ‘Territórios’ de Marcia Gadioli abre nesta terça na Pinacoteca de SBC
- Sesc Santo André recebe a exposição Darwin, o Original
Com obras desde o início de sua carreira a instalações atuais, a mostra traz um recorte de sua pesquisa, aprofundando uma configuração que propõe um diálogo com o entorno das cidades. A indicação é livre e a entrada é gratuita.
A exposição propõe, através de jogos de equilíbrio, encaixes e oposições, uma síntese da pesquisa da artista. Partindo de uma observação do tecido urbano, do seu agenciamento, da sua textura e suas estruturas, a obra nasce de materiais caracterizados por uma aparência de solidez, de dureza e objetividade, que ecoam com a racionalidade do movimento concretista do qual se inspira.
Responsável pelo texto de apresentação da mostra, Julie Dumont destaca que, observando e ressignificando os rastros do passado, o processo de Marina Rodrigues nasce do espaço e da matéria, sem alteração dos elementos que formam a base da sua obra, para criar em cima deles, um presente possível e propostas de futuro.
“Novas cidades surgem assim de blocos de concreto, de lâminas de metal e de vidro, brotam e se estruturam, se equilibram e se encaixam, contrapondo força e leveza, integridade e feridas, sugerindo modos de se relacionar com o mundo, tanto externo como interno”, comenta.
Biografia – Marina Rodrigues nasceu em Piracicaba (SP) e atualmente mora na Capital paulista. Estudou joalheria e esculturas na FAAP. Sua pesquisa aprofunda uma geometria que propõe um diálogo com o entorno. Seu caminho passa de uma geometria sensível a uma geometria crítica: a cidade e sua política, a diluição individual e a convocação ao coletivo.
Em 2019 entrou em residência em Mergozzo, na Itália. Em 2021 participou da coletiva na Casa Lurixs (RJ). No seguinte participou das coletivas Matias Brotas em Vitória (ES), e na Galeria Luis Maluf, em São Paulo. Mais recentemente participou dos salões de artes visuais de Jacarezinho (PR) e Ubatuba (SP).
Serviço
Abertura da exposição ‘Frestas’, da artista Marina Rodrigues
Casa do Olhar Luiz Sacilotto ( Rua Campos Sales, 414 , Centro, Santo André- SP)
Data: Sábado (01/04) , das 14h às 18h
Visitas até 13 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e sábados, das 10h às 15h
Indicação: Livre
Grátis
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram