Marlene Stamm investiga limites da memória em exposição na OMA Galeria

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Pinturas em aquarela e acrílica aguada contam histórias através de itens da vida cotidiana.
Créditos: Foto: Divulgação.
Pinturas em aquarela e acrílica aguada contam histórias através de itens da vida cotidiana.

Nesta sexta-feira (31/03), a OMA Galeria, em São Paulo, inaugura a exposição “Antes que Chegue a Noite”, da artista Marlene Stamm. Na mostra, a artista gaúcha apresenta pinturas em aquarela e acrílica aguada que contam histórias através de itens da vida cotidiana.

Com uma técnica delicada, que consiste no acúmulo de muitas camadas de cores, Stamm sobrepõe itens que são comuns à rotina da maioria das pessoas. Alguns são mais nítidos e claros, enquanto outros aparecem desbotados ou como esboços, representando o apagamento das lembranças que ocorre com o passar do tempo. Através desses elementos familiares, a artista fala sobre a ausência e os limites da memória.

A série que dá nome à mostra retrata caixas de mudança, objetos do ambiente doméstico e malas de viagem. O título se refere ao fato de que em apartamentos, as mudanças devem sempre ser realizadas durante o período diurno, com um senso de urgência. É como se os objetos tivessem impregnados em si a presença de alguém, contando uma história que não pode ser decifrada com precisão.

Se as pinturas retratam chegadas ou partidas, a interpretação fica por conta do visitante, que é convidado a revisitar suas próprias memórias. A exposição tem entrada gratuita e fica aberta até 20/04.

Serviço

Quando: 31/03 até 20/04

Horário: terça à sexta-feira  das 14h às 19h; sábado das 10h às 15h

Onde: Oma Galeria SP (Rua Pamplona, 1197 – Casa 4 – Jardim Paulista, São Paulo)

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram