Mary Carmen Matias propõe um novo olhar sobre o mármore
- Até de de
- Todos os dias
– Das 9h às 21h - Preço: Gratis
- Local: Instituto Cervantes
- Av. Paulista, 2439 – Bela Vista, São Paulo – SP, Brasil
- Mais informações:
- Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/
Com a ideia de mostrar o diálogo entre dois materiais nobres e resistentes, o metal e o mármore, a exposição Similes, de Mary Carmen Matias, poderá ser vista de até 27 de outubro no Instituto Cervantes . A mostra reúne 15 esculturas inéditas, produzidas pela artista recentemente. A entrada é grátis.
Impulsionada pelo desafio de imprimir suavidade e leveza ao domar a dureza do metal e da pedra, a escultora ressalta a poesia que existe nesta transformação, e encontra novos significados nesses diálogos que se estabelecem com o entrosamento entre os materiais.
A artista lança mão de curvas para criar movimentos suaves. Em algumas obras representa duas formas que se integram. Por suas linhas, em outras, o mármore e o metal convivem e apesar das diferenças se integram em grande harmonia. A artista tira partido dessas diferenças e surpreende pelo efeito da comparação e complementaridade. No seu conjunto as obras transmitem suavidade e apoio.
Estimulada por grandes escultores como Caciporé Torres e Nicolas Vlavianos, com quem conviveu e aprendeu a lidar com os vários tipos de material, encontrou sua própria forma de expressão e trilhou caminho pessoal singular que evidencia continua evolução e inquietude que a leva a inovar.
Tendo como pano de fundo em sua trajetória uma sólida formação em Sociologia e História, Mary Carmen tem forte visão humanista que a leva a abordar questões ligadas à vida e às inquietações do ser humano como sua principal motivação e fonte de inspiração.