Núcleo Tríade promove percurso performático pelas ruas do Bom Retiro inspirando reflexões sobre o envelhecer
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
Neste sábado (07/10), das 15h às 18h, o Núcleo TRÍADE, em colaboração com artistas convidados, promove o percurso performático “Deambulações de Corpas em Desaceleração”, uma travessia artística pelas ruas do Bom Retiro.
Partindo da Praça Coronel Fernando Prestes, em frente à Estação Tiradentes do Metrô, até a Oficina Cultural Oswald Andrade, localizada na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, esse percurso-meditação poética busca inspirar reflexões sobre a passagem do tempo, as diferentes possibilidades de envelhecimentos e a desaceleração dos/nos corpos.
A intervenção artística de dança e performance é aberta ao público interessado em acompanhá-la e será conduzida pelo Núcleo TRÍADE, formado por Adriana Macul (@adrianamacul), Mariana Vaz (@maricota_vaz) e Mirella Marino (@mirellamarino) – e também por artistas que colaboraram com o processo de criação: Fredy Cunha (@fredyson_cunha), Marco Xavier (@xaviermarco8), Rose Prado (@roseprado11) e Sandra-X (@sandraxiz).
O evento marca a finalização da Residência Corpos em Desaceleração, realizada no contexto do projeto “TRÍADE 15 anos | Corpos em Desaceleração”, contemplado pelo 33o edital de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Com essa e outras ações do projeto, o núcleo TRÍADE pretende ecoar o debate acerca dos ganhos e perdas do contínuo processo de envelhecimento. Enquanto a juventude é usualmente compreendida não como um período da vida, mas antes como “um valor” a ser alcançado eterna e continuamente, o envelhecimento – apesar de inevitável -, é visto como algo indesejável, ligado somente à deterioração e ao declínio do corpo..
Celebrando 15 anos de pesquisa contínua em dança, performance e intervenção urbana, o núcleo TRÍADE debate o tema através da dança; afinal, apesar das rupturas propostas por trabalhos contemporâneos, a dança cênica ocidental continua prioritariamente um campo de desfile de corpos jovens, potentes e flexíveis.
“Assim como não vivemos todos da mesma maneira, também envelheceremos de maneira plural, em termos de condições, privilégios e escolhas. Mas algo em comum é que, ao desacelerar, os corpos são – literalmente – tirados de cena. Essa supervalorização da juventude é corroborada, sendo prioritariamente um campo de desfiles de corpos jovens, virtuosos, elásticos, fortes e esbeltos. Mesmo nas danças contemporâneas nota-se que o corpo envelhecido tem pouco espaço nos palcos”, explica o núcleo TRÍADE.
De acordo com dados de uma pesquisa publicada pelo IBGE em 2022, nos últimos dez anos, no Brasil, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. Uma mudança na estrutura etária da população brasileira que reflete a queda no número de jovens e o aumento no número de pessoas idosas. Já no cenário mundial, segundo a ONU, os idosos vão passar de 606 milhões para 1, 97 bilhão em 2050, quando haverá mais idosos do que crianças no mundo, o que corrobora a inevitabilidade e atualidade dessas questões.
Diante da real evidência de que o mundo caminha para um futuro com uma população 60+ cada vez maior, o TRÍADE propõe-se a investigar os envelheceres, a passagem do tempo e a desaceleração dos e nos corpos.
“A demografia comprova a celeridade de se trazer o tema para o cotidiano da sociedade e enfrentarmos tabus e preconceitos. Queremos refletir, dançar e publicizar os debates acerca dos ganhos e perdas do (inevitável) processo de envelhecimento”, comentam as artistas.
Informações: www.instagram.com/nucleotriade/
FICHA TÉCNICA – Com: TRÍADE (Adriana Macul, Mariana Vaz e Mirella Marino) + artistas colaboradores da GRUPA (Fredy Cunha, Marco Xavier, Rose Prado e Sandra-X). Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini. Mídias Sociais: Adriana Macul e Thalles Terencio. Produção: AnaCris Medina (Jasmim Produção Cultural). Assistente de Produção: Mariana Pessoa.
Serviço: Deambulações de Corpas em Desaceleração
Com TRÍADE e artistas convidados
Sinopse: Um percurso-meditação poética acerca da passagem do tempo, dos envelhecimentos e da desaceleração dos/nos corpos. Duração: 180 minutos
Quando: 07 de outubro de 2023 (sábado) – Horário: 15h às 18h
Saída às 15h: Praça Coronel Fernando Prestes – saída da estação Tiradentes do Metrô
Finalização de 16h às 18h: Oficina Cultural Oswald de Andrade (diversos espaços) – Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001
Grátis
Classificação Livre