Obsceno Desejo aborda por meio de poesias as relações adultas e existencialismo

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
25/01/2023 09:08

 

 

 

 

Obsceno desejo fala das relações humanas em sua essência. Nos gestos e quereres, nas ligações que exploram os sentimentos, sentidos, e desejos que ligam e envolvem as relações adultas. Explorando os cinco sentidos, pela poesia, o livro nos leva a reconhecer locais por onde já passamos, a reviver memórias, a alimentar e a pensar, como em ondas, nos vaivéns de nossa imaginação. Apoiado em concretismos, aforismos e tercetos – esses dois últimos gêneros suas principais caraterísticas na poesia, Carlos Galego nos faz levitar e tatear cada página, deixa as palavras nos tocarem e nos conecta para termos um encontro preciso com nós mesmos, em uma saborosa leitura.

Existencialista, voraz, gracioso e direto ao ponto. É assim que Cinthia Fragoso, poeta e professora sul-baiana, trata o autor Carlos Galego ao falar de Obsceno desejo, o segundo livro de poesia do escritor.“O autor tem uma característica intrínseca a ele nessa produção: fazer jogos com as palavras e trazer outra vertente de situações cotidianas. Somos levados a olhar os momentos mais triviais da vida com outros olhos – e, no caso desse livro, com um desejo emergente. Uma leitura ávida que permite explorar os cinco sentidos- tato, olfato, audição, paladar e visão”.

 

O livro também marca a apresentação do selo Cuca insana, produtora editorial onde o autor se dedica faz três anos no projeto, em ações diversas dentro da arte e da poesia, e que agora amplia suas produções para editoriais.

A arte da capa é da artista visual Gabriela Costa, tem diagramação de Alexandre Lucio e revisão de Amanda Bruno. Conceito editorial e gráfico ficou por conta do autor e do selo Cuca Insana.

Sobre o poeta
Carlos Lopes Galego é jornalista, poeta e artista multimeios.  Autor do livro Transborda (2021), foi expoente entre os 20 principais poetas nacionais 2021 pelo prêmio Poetize. Responsável pelo Projeto Postando (arte e poesia para praças e locais públicos do país), destacam-se entre suas produções audiovisuais e intervenções culturais os projetos Estrada das Palavras (Lei Aldir Blanc 2022), com painéis poéticos gigantes; LiteraRua 2021 e 2022 (Edital Arte de Rua), com postes que trazem a história das ruas e de seus poetas; os audiovisuais Escreva a Dança Comigo (Lei Aldir Blanc 2020) e LiteraRede (Lei Aldir Blanc 2020); a intervenção poética Fest Jovem e o Dezembro Poetiza (Secult-SCS 2019). Na internet tem o canal literário @dizeres.carlosgalego.

Sobre o selo Cuca Insana
Produtora editorial baseada em arte e cultura realiza diversas ações junto a escritores, músicos e artistas. Literatura, dança, música e artes plásticas são realizadas de maneira original: escritores que fazem quadros e cartazes, poetas escrevendo em camisetas, projeções de dança em espaços públicos, intervenções em bienais de arte, música nas empresas, arte em souvenirs como espaços de memória. Desde 2022, o selo torneou-se uma produtora editorial: livros, impressões poéticas diversas, trabalho de pesquisas, suporte a artistas, editais, comunicação e posicionamento de marca. É a arte democrática e em movimento.

Serviço
Livro: Obsceno Desejo
Ano: 2022
Gênero: poesia
Editora: Selo Cuca Insana
Páginas: 130
Formato: 21cmx14cm
Capa: 250mg
Impressão em papel Polen
Preço sugerido: R$38,60

 

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram