Últimas notícias:

Loading...

Oficina gratuita de teatro e arte-performance para jovens de Santo André está com inscrições abertas

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O projeto ‘Um grito Suspenso no Ar’ está com inscrições abertas para a oficina/espetáculo teatro e arte-performance até sábado (10/04). A turma II é para  jovens de até 29 anos  e residentes nos bairros Vila Luzita e Parque Oratório de Santo André. As inscrições e oficina são gratuitas.

Os interessados devem enviar o nome, endereço completo, e-mail e celular para o Whatsapp (11) 97613-8688 ou por e-mail: projetoumgritosuspensonoar@gmail.com

As aulas do projeto ‘Um grito suspenso no ar’ são ministradas por Patrícia Rita e iniciam no dia 12/04 às 18h. No ato da inscrição o participante irá receber o link e senha do app zoom para participar da aula.

A oficina/espetáculo  é realizada com recursos do projeto contemplado pela lei Aldir Blanc pela Secretaria de Cultura de Santo André. As aulas do projeto ‘Um grito suspenso no ar’ são ministradas por Patrícia Rita.

Sobre oficina/espetáculo

Conheça um pouco sobre a proposta da oficina/espetáculo teatro e arte-performance do projeto ‘Um grito suspenso no ar’.

Debater, criar e se expressar em arte potencializa o que de bom podemos lançar para o mundo de nossas impressões,  o quanto temos poder de transformar o ruim,   como estão nossos sentimentos nesse momento, o que estamos fazendo com a mudança trazida, o que estamos melhorando ou piorando, como estamos lidando com o outro, como estamos caminhando  valorizando o privilégio de podermos respirar e estarmos em vida.

Esses temas tem sido a motivação de criação, de debates e de impressões no processo das aulas da oficina de teatro e arte- performance para jovens de Santo André.

Trabalhando a finco na presença do ator com base no teatro de Tadeusz Kantor, surgiu o olhar sensível para nossa trajetória, o resgate de nossas memórias, o quanto a morte tão próxima de nós tem a nos falar: o quanto nos enche e motiva, nos coloca fora da zona confortável eliminando a procrastinação; visto que, traz o estado de urgência que nos coloca a viver e estar no ‘agora’ com total entrega.

Envoltos de todos esses olhares, conversas e pensamentos os jovens criaram cenas,  gravadas e editadas por eles mesmo, inspirado no poema ‘o Barco’ com autoria de Chris Herrman. O foco desse exercício cênico foi na presença e entrega do ator,  utilizando um único objeto: a cadeira.

O resultado foi uma celebração em criar, um grito de amor silencioso pelo ciclo da vida, um grito de saudade boa dos espaços públicos, que embora imóvel,  guardam  tantas vidas, causos e histórias; bem como,  alegria pelas memórias que temos e as que estamos a criar agora.

Conheça uma das cenas criadas na oficina e teatro e arte-performance por um dos jovens que estão pela primeira vez participando de um curso de teatro com o jovem Renato S. Rodrigues aqui.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: