Paranapiacaba reúne entusiastas do steampunk neste fim de semana
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Será realizada neste fim de semana a Steamcon Paranapiacaba, uma convenção de entusiastas do steampunk, subgênero da ficção científica ambientada entre o século XIX e início do século XX, mais precisamente entre a Era Vitoriana (1837-1901) e Eduardiana (1901-1910).
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
- Saiba o motivo da mastigação servir como prevenção ao diabetes
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
- Torres del Paine: como chegar, onde hospedar e quanto custa
O evento será realizado no sábado (19) e no domingo (20). Em ambos os dias a programação começa às 11h, com atrações variadas, tais como palestras, mesas de bate-papo, música, teatro, dança e sorteios.
A premissa do steampunk é justamente mesclar cultura e história, o que torna Paranapiacaba um cenário ideal, ambientada com a densa neblina que cobre a serra.
Organizadora do evento desde a primeira edição, em 2013, Adriana Cabral explica que a Steamcon não tem nenhuma ligação com as lendas da Vila. “Tem a ver com a história como um todo, por ser uma vila inglesa construída no século XIX para abrigar os funcionários da São Paulo Railway, responsável pela primeira ferrovia paulista”.
No Brasil não existe outra Steamcon, mas o movimento realiza convenções e atividades em Santos (SP) e Curitiba (PR).
“Fico feliz em receber mais um segmento cultural que tem uma identidade grande com as tradições e ambiente da vila inglesa de Paranapiacaba, que está sediada na região metropolitana de São Paulo, mas tem características muito diferentes”, relata o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Apesar de comemorar 10 anos, esta será a sétima edição da Steamcon em Paranapiacaba, que foi idealizada por Raul Cândido, co-fundador do Conselho Steampunk, em 2008.
O público-alvo são os entusiastas e fãs do gênero, mas o evento é aberto a todos, sem classificação etária. Atrai desde crianças a idosos, passando por grupos de amigos, famílias e muitos fotógrafos.
Para incentivar a criatividade, haverá o Concurso de Steamplay. Os participantes deverão estar caracterizados como steampunk e as inscrições serão feitas até meia hora antes do concurso, no sábado. Basta dizer o nome próprio e o nome da personagem. Os prêmios são: um troféu, uma arma Nerf customizada e goggles (óculos de proteção) para o primeiro colocado; um troféu e goggles ao segundo e terceiro colocados. Os prêmios são criações exclusivas do artista André Calixto, um dos organizadores.
O evento tem apoio da Prefeitura de Santo André, do restaurante Mr. Balmann, do Railway Beer, das pousadas Shamballah e Avalon e dos artistas envolvidos.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram