Podcast Acqua Cultura desta edição aborda sobre o talento infantil

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

O talento para as artes ou esportes geralmente aflora ainda na primeira infância.  Diante de tanto estímulo e caminhos que podem ser seguidos. O podcast Acqua Cultura desta edição convidou a família de um talento mirim do ABC Paulista, Ana Clara Caparroz Lacerda, e os pais  para explicar como lidam de forma natural com os sonhos da filha. A jovem tem 12 anos e participou em Junho do Festival Internacional Make Music Day expressando a sua voz.

Ana Clara tem um canal no Youtube e que no último ano ganhou força e tem música com 23mil visualizações. Foto: Divulgação.
Créditos: Foto: Divulgação.
Ana Clara tem um canal no Youtube e que no último ano ganhou força e tem música com 23mil visualizações. Foto: Divulgação.

É natural os pais e demais familiares acreditarem que as crianças têm talento para a música, o esporte, o teatro, a dança. Mas, de fato algumas se sobressaem e demonstram que ‘levam jeito para coisa’. E diante desta constatação muitas famílias não sabem como apoiar este sonho, sem pressionar e evitar o desestímulo precoce.

Com os programas de televisão como o The Voice Kids em alta, muitas crianças sonham em participar e serem famosas. Por isso, o podcast convidou a família da pequena Ana Clara Caparroz para contar como foi a descoberta deste talento mirim e como é o dia a dia.

“Ana sonha em ser cantora e atuar em musicais. Canta desde muito pequena e nós apoiamos. Ela faz aulas para aprimorar, tem um canal no Youtube e um produtor musical. Mas, deixamos ela livre para escolher o caminho, sem pressionar ou impor. Ela tem que se divertir com isso. Não pode virar uma obrigação”, explicou o pai, Eric Douglas Lacerda, 44  anos,  gerente de projetos de TI.

A mãe Ameli Caparroz,42 anos, professora de inglês, explica que a Ana tem a vida normal de uma criança da idade dela. “Ela estuda, brinca, e faz tudo como as outras crianças da idade. Ela tem esse sonho e nós conseguimos dar este apoio. Mas, conversamos muito com ela sobre as expectativas e frustrações que podem vir no meio do caminho, como tudo na vida. Ela tem esse sonho, mas também reforço que ela tem que ter um plano B, como acontece em qualquer profissão na vida adulta”.

Conheça mais sobre o dia a dia desta jovem garotinha de São Caetano do Sul no canal do Youtube e ouvido o podcast, acesse  aqui.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Leia mais

Cantora mirim do ABC participará do Festival Make Music Day (catracalivre.com.br)