Rainhas do Radiador realiza temporada on-line de peça inspirada em modalidades como a Luta Livre

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
22/10/2021 13:05

Em Outubro, o coletivo de palhaças Rainhas do Radiador realiza uma temporada especial de circulação do espetáculo “Raiow Rainhas” com apresentações para crianças e jovens do  CEU São Rafael, CEU Curuçá, CEU Três Pontes, CEU Parque São Carlos e CEU Inácio Monteiro.  E aos finais de semana o espetáculo será transmitido através de redes sociais, confira a programação.

Inspirado em grandes lutadoras da modalidade que ficou famosa nos anos oitenta, o espetáculo “Raiow Rainhas” é uma ode à mulheres que fizeram história no circo brasileiro e tantas outras figuras excêntricas e potentes que tiveram suas trajetórias pouco valorizadas ou historicamente apagadas.  Foto: Ricardo Avellar.
Inspirado em grandes lutadoras da modalidade que ficou famosa nos anos oitenta, o espetáculo “Raiow Rainhas” é uma ode à mulheres que fizeram história no circo brasileiro e tantas outras figuras excêntricas e potentes que tiveram suas trajetórias pouco valorizadas ou historicamente apagadas.  Foto: Ricardo Avellar. - Foto de Ricardo Avellar

 

E para o grande público, nos dias 23 e 24 de Outubro (sábado e domingo) às 16:00, o grupo realiza apresentações on-line gratuitas no Facebook do Teatro Cacilda Becker  que, fisicamente, está localizado na Lapa, em São Paulo.

 

E em 30 e 31 de Outubro (sábado e domingo), às 16:00, as apresentações serão no Facebook do Teatro João Caetano, localizado na Vila Mariana, São Paulo.

 

Com personagens extravagantes e inusitados e seus números de habilidades que exaltam a potência presente em todo ser humano, “Raiow Rainhas” subverte o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido.

 

As protagonistas deste show espetacular são figuras excêntricas do circo consideradas fora dos padrões “normais”, como a Mulher Centopéia, uma cantora de ópera com muitos braços, e as trigêmeas SimSalaBim, que realizam truques de arrepiar os cabelos, como o da mulher cortada ao meio.

 

No anunciado e tão esperado número da Luta Livre, o palco se transforma em ringue para que as lutadoras “Diamante Negro, a Jóia Rara do Nilo”, “Princesinha Dourda” e “Miranda Caminhoneira, o terror das estradas”, disputem o Cinturão de Ouro Raiow Rainhas.

 

Unindo palhaçaria, música, mágica e técnicas circenses como as acrobacias de solo, portagem em dupla ou trios e luta livre, as Rainhas do Radiador trazem para o palco uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” com figuras pouco convencionais, atualizando o contexto para re-identificar os atuais “excluídos” e “rejeitados” da nossa sociedade.

 

“O espetáculo valoriza o protagonismo dessas figuras consideradas impróprias. Ao contrário do que ocorre constantemente na sociedade, agora elas tomam a cena, tornando-se protagonistas de suas histórias e senhoras de seus destinos, dialogando diretamente com a realidade das crianças e jovens público alvo do projeto”, comentam as Rainhas do Radiador.

 

Com direção de Geisa Helena, da Trupe Koscowisck, o espetáculo é inspirado em figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido. É o caso das mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida nos anos oitenta por misturar encenação teatral, combate e circo, porém com pouca visibilidade para a versão feminina.

 

O coletivo Rainhas do Radiador, que é formado por duas palhaças LGBTs e uma negra, pesquisa a comicidade física feita por mulheres. Através de esquetes, acrobacias e cenas clássicas, as artistas usam de suas excentricidades e irreverência, não apenas para colocar mulheres dissidentes da norma em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de tantas outras figuras.

 

Com a temática de trazer para a cena o protagonismo de figuras apagadas da sociedade e da história das artes (como as mulheres que lutavam em circo, figuras femininas excêntricas, pessoas que divergem da norma por alguma característica, entre outras) a peça “Raiow Rainhas” questiona, de forma bastante cômica, o status quo das mulheres dentro do circo (principalmente negras e LGBT).

 

Fundado em 2017, o coletivo é formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, e além do circo presencial, atua com produções audiovisuais, tendo lançado recentemente três webséries em parceria com o SESC-SP: “Heroínas: Trajetórias Mitológicas de uma Quarentena”, “Conhecendo o Circo” e “Hoje tem circo, tem sim senhor(a)!”.

 

Tem em seu repertório os espetáculos A Andarilha, Quizumba e se prepara para estrear o espetáculo Raiow Rainhas, baseado na Luta Livre, modalidade que ficou popularmente conhecida no Brasil na década de 80 graças ao programa Gigantes do Ringue, apresentado pelo lutador profissional Michel Serdan, com quem o coletivo realizou treinamento específico sobre a técnica.

 

A ação faz parte do projeto Rainhas do Radiador contemplado na 5ª edição da Lei de Fomento ao Circo, da Secretaria de Cultura de São Paulo.

 

SERVIÇO: Espetáculo Raiow Rainhas

Com Rainhas do Radiador

Sinopse: Raiow Rainhas! O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de Luta Livre, as canções da Mulher Centopéia, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim, e muito mais! Quem ficava de fora, agora ocupa o centro do picadeiro e promete abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação!

 

Agenda completa: 

Quando: 25 a 28 de Outubro de 2021 – Apresentações fechadas para crianças e jovens do CEU São Rafael, CEU Curuçá, CEU Três Pontes, CEU Inácio Monteiro e CEU Parque São Carlos.

 

Quando: 23 e 24 de outubro de 2021 (sábado e domingo) – Horário: 16:00

Onde: Facebook do Teatro Cacilda Becker – Link: www.facebook.com/TeatroCacildaBeckerSP

Valor do Ingresso: Gratuito – Online

 

Quando: 30 e 31 de outubro de 2021 (sábado e domingo) – Horário: 16:00

Onde: Facebook do Teatro João Caetano – Link: www.facebook.com/teatropopularjoaocaetano

Valor do Ingresso: Gratuito – Online

 

 

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram