Rainhas do Radiador realizam oficinas virtuais gratuitas de Luta Livre e Acrobacia Cômica
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre
As inscrições das oficinas circenses gratuitas do coletivo Rainhas do Radiador estão abertas até dia 20 de agosto. As ações fazem parte do projeto contemplado no 5° Prêmio Fomento ao Circo de São Paulo.
No dia 20 de agosto, das 14h às 17h, o grupo realiza a Oficina de Acrobacia Cômica, em que aborda movimentos usados na palhaçaria e outras linguagens cênicas cômicas para compor uma vivência de preparação corporal interessante e muito divertida, voltada a estudantes, praticantes de circo, palhaçaria e atividades corporais em geral.
- Projeto “Circo DuNavô” chega ao Parque Linear Tiquatira, Chácara do Jockey e Rua de Lazer em São Miguel Paulista
- Circo di SóLadies|NemSóLadies celebra dez anos e anuncia agenda voltada à arte feminista
- Centro Cultural da Penha recebe espetáculo e oficina de palhaçaria com a Cia Asfalto de Poesia
- Cia de Achadouros promove cinco oficinas gratuitas com grandes nomes das artes cênicas
Através desta oficina o coletivo Rainhas do Radiador irá compartilhar sua experiência em anos de pesquisa com a comicidade física e disponibilizará um conteúdo prático para pessoas interessadas na área circense, fomentando a construção de conhecimento neste período de pandemia.
E no dia 21 de agosto, das 14h às 17h, será realizada a Oficina de Luta Livre, modalidade acrobática bastante presente no Circo nas décadas de 70 e 80, que ficou mundialmente conhecida por suas encenações teatrais e dramatizações, atreladas a movimentos e técnicas circenses.
Também destinada a estudantes e praticantes de circo, palhaçaria e atividades corporais em geral, a oficina abordará movimentos da Luta Livre, ampliando o repertório das pessoas participantes, colaborando para a expansão desta modalidade e contribuindo para reavivar a prática da técnica da luta livre protagonizada por artistas mulheres.
As pessoas interessadas podem se inscrever nas duas oficinas ou apenas em um dos dois dias. E é recomendável que quem for participar tenha alguém disponível para acompanhar a oficina, pois parte dos movimentos precisa ser executada em duplas.
As ações fazem parte do projeto Rainhas do Radiador contemplado na 5ª edição da Lei de Fomento ao Circo, da Secretaria de Cultura de São Paulo, com o qual o grupo aprofundou sua pesquisa sobre as figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido. Como as mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida por misturar encenação teatral, combate e circo, porém teve pouca visibilidade para a versão feminina.
Fruto deste projeto é o espetáculo “Raiow Rainhas” que tem estreia prevista para 2021 e dá a vez para que figuras excêntricas do circo, consideradas fora dos padrões “normais”, brilhem e sejam protagonistas de um grande show espetacular.
Repleto de personagens extravagantes e inusitados, que executam números de habilidades exaltando a força e a potência presente em todo ser humano, o espetáculo subverte o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para se tornar a potência máxima de um show criativo e divertido.
Unindo palhaçaria, música, mágica e técnicas circenses acrobáticas, como as acrobacias de solo, portagem em dupla ou trios e luta livre, as Rainhas do Radiador trazem para o palco uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” repletos de figuras pouco convencionais, atualizando o contexto para re-identificar os atuais “excluídos” e “rejeitados” da nossa sociedade.
O coletivo Rainhas do Radiador, que é formado por três palhaças (duas LGBTs e uma negra) realiza uma pesquisa focada em comicidade física feita por mulheres, através de um mergulho nas esquetes, acrobacias e cenas clássicas, usando de suas excentricidades e irreverência, não apenas para colocar mulheres dissidentes da norma em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de tantas outras figuras.
Com a temática de trazer para a cena o protagonismo de figuras apagadas da sociedade e da história das artes (como as mulheres que lutavam em circo, figuras femininas excêntricas, pessoas que divergem da norma por alguma característica, entre outras) a peça “Raiow Rainhas” questiona, de forma bastante cômica, o status quo das mulheres dentro do circo (principalmente negras e LGBT).
Fundado em 2017, Rainhas do Radiador é um coletivo formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, que tem a palhaçaria e comicidade física feminina como fio condutor de sua pesquisa tanto no circo presencial, como nas produções audiovisuais, tendo lançado recentemente três web-séries em parceria com o SESC-SP: “Heroínas: Trajetórias Mitológicas de uma Quarentena”, “Conhecendo o Circo” e “Hoje tem circo, tem sim senhor(a)!”
Tem em seu repertório os espetáculos A Andarilha, Quizumba e se prepara para estrear o espetáculo Raiow Rainhas, baseado na Luta Livre, modalidade que ficou popularmente conhecida no Brasil na década de 80 graças ao programa Gigantes do Ringue, apresentado pelo lutador profissional Michel Serdan, com quem o coletivo realizou treinamento específico sobre a técnica.
SERVIÇO:
Oficina de Acrobacia Cômica
Quando: 20 de agosto de 2021 – Horário: 14:00 às 17:00
Inscrições: www.sympla.com.br/oficina-acrobacia-comica—rainhas-do-radiador—5-fomento-ao-circo__1284131
Grátis
Vagas: 20 vagas
Oficina de Luta Livre
Quando: 21 de agosto de 2021 – Horário: 14:00 às 17:00
Inscrições: www.sympla.com.br/oficina-luta-livre—rainhas-do-radiador—5-fomento-ao-circo__1301987
Grátis
Vagas: 20 vagas
#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram