Ribeirão Pires promove Periferia Cênica no SEJEL Quarta Divisão
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Nos dois próximos finais de semana, a prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL), promoverá uma série de ações culturais na Quarta Divisão, com filmes, danças, espetáculos de teatro e oficinas. Trata-se do projeto: “Periferia Cênica”, que visa descentralizar as opções culturais na Estância. Os encontros começam já nesta sexta-feira, dia 10, e o local receberá, das 19h às 20h, o grupo de dança Galpão, de Ribeirão Pires, com a apresentação “02:13”.
- 25ª Mostra de Teatro promete transformar Ribeirão Pires em um grande palco
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Coletivo Menelão apresenta “TREINALHAÇO – a competição de quem erra mais” em Ribeirão Pires
- 2ª Festa Italiana Solidária de Ribeirão Pires começa neste fim de semana
Já no sábado, dia 11, o encontro será sobre cinema, pois será promovida uma aula-ensaio, das 10 às 13h, com a abertura de um processo de ensaio do longa-metragem da Torneado Produções, intitulado “Fugindo de Fusca”, que será gravado entre janeiro e fevereiro de 2022 em Ribeirão Pires e região.
Toda a programação será gratuita e promoverá espaços de escuta onde os espectadores irão refletir sobre os encontros e expor suas necessidades e demandas culturais para a região.
Segundo o dirigente de artes cênicas, William Costa Lima, “até fevereiro de 2022, serão realizadas uma série de quatro encontros e através de espetáculos, filmes, oficinas, processos abertos e partilhas de experiências, a SEJEL abrirá um sensível espaço de escuta e construção para as políticas culturais com protagonismo jovem e periférico”.
SERVIÇO:
Projeto Periferia Cênica
Local: SEJEL Quarta-Divisão, localizado na Estrada de Sapopemba nº 5.055.
Programação:
10 de dezembro:
Das 19h às 20h
“02:13” – Cena de processo e encontro reflexivo com o grupo Galpão (Ribeirão Pires) – Dança e Juventude.
11 de dezembro:
Das 10h às 13h
“Fugindo de Fusca” – Produção Audiovisual Jovem em parceria com LAB de Audiovisual da SEJEL com processo de ensaios abertos para a gravação do primeiro Longa-Metragem da Torneado Produções.
Das 14h às 15h
“Periferia Cênica – (des) construção” – Juventude e Participação
Espaço reflexivo que apresentará a proposta do texto “Longe da vista chinesa” de Bosco Brasil como proposta de primeira montagem a ser realizada com jovens da Quarta Divisão durante o primeiro semestre de 2022.
Das 16h às 18h:
“Parafusos” – Web Peça Infanto-juvenil com Núcleo Atômico (São Paulo) –
A exibição será seguida de um debate sobre produção artística para jovens com os realizadores do projeto.
Das 18h às 19h:
“Engenho de Dentro” – Produção Audiovisual Jovem
A exibição do curta-metragem será seguida de um bate papo com o artista e intérprete de LIBRAS Luccas Araújo sobre sua participação do LAB de Audiovisual da SEJEL
Dia 17 de dezembro
Das 14h às 17h:
Aula Aberta de Teatro com Alexy Manente e William Costa Lima
Encontro irá proporcionar uma experiência onde o contexto comunitário periférico de Ribeirão Pires irá se encontrar com a linguagem das artes-cênicas.
Das 20h às 21h30:
“Novas Diretrizes em Tempos de Paz” – Teatro e formação profissionalizante
De Bosco Brasil com alunos da Escola Atemporal de Artes(Ribeirão Pires): Mateus Izzan e Adriano Galvão
dia 18 de dezembro
Das 10h às 13h:
“Centro Alto” – Produção Audiovisual Jovem em parceria com LAB de Audiovisual da SEJEL
Processo aberto de ensaios para a gravação do curta-metragem que será filmado em dezembro de 2022 na cidade de Ribeirão Pires e região.
Das 14h às 15h:
“Periferia Cênica – (des) construção” – Juventude e Participação
Espaço reflexivo onde o coordenador do projeto William Costa Lima irá apresentar a proposta do texto “Longe da vista chinesa” de Bosco Brasil como proposta de primeira montagem a ser realizada com jovens da Quarta Divisão durante o primeiro semestre de 2022.
Das 16h às 17h:
“O menino e o vento forte” – Infâncias e Oralidades
A atriz e contadora de histórias, Cecília Muniz conta uma fábula de La Fontaine onde um menino recebe presentes do Vento e acaba se envolvendo em muitas confusões com um ambicioso dono de hotel. Após a contação haverá um bate papo com a artista sobre sua trajetória e o seu pensamento sobre a contação de histórias.
Das 20h às 21h30:
“Novas Diretrizes em Tempos de Paz” – Teatro e formação profissionalizante
De Bosco Brasil com alunos da Escola Atemporal de Artes(Ribeirão Pires): Mateus Izzan e Adriano Galvão
Maiores informações: (11) 94790-7888 (Telefone e WhatsApp).
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram