Santo André comemora Junho Verde com diversas atrações e atividades ambientais
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Como parte das diretrizes para um futuro mais sustentável e harmonioso em relação ao meio ambiente e para celebrar o Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Santo André (SP) preparou uma extensa agenda de atividades ao longo de todo o mês de junho com palestras, oficinas, visitas monitoradas, trilhas entre outras ações.
As atividades são realizadas por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Planejamento Estratégico e Licenciamento, e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Os detalhes dos eventos e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde.
- Entre Terreiros e Quintais: o samba toma conta do Sesc Santo André em novembro
- Bonito: o paraíso no MS que a sua alma aventureira precisa conhecer
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
No Parque Nascentes de Paranapiacaba, na segunda-feira (05/06), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 10h, ocorre a assinatura do Plano de Trabalho Vinculado ao Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. Na sequência, às 10h30, haverá a entrega das cadeiras de rodas adaptadas para trilhas do Parque Nascentes e, às 11h30, acontece a inauguração da nova sinalização da Trilha da Madeira.
Concurso de fotografia – A Secretaria de Meio Ambiente lançará no dia 6/6, no Parque Guaraciaba, a quarta edição do Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André, atração tradicional do Junho Verde.
Nesta edição, os participantes poderão inscrever fotos dos parques urbanos municipais e também das duas Unidades de Conservação da cidade, o Parque Nascentes de Paranapiacaba e o Parque do Pedroso. As inscrições poderão ser feitas até 6 de julho.
Semasa – Os departamentos de Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos da autarquia também prepararam um cronograma de ações para todos os públicos. Começando no dia 7/6, às 14h, o Semasa apresenta os resultados do estudo gravimétrico dos resíduos, o raio-x do lixo de Santo André. Nos dias 14 e 17/6 haverá visita monitorada ao Aterro Sanitário aberta à população.
Também em junho, a partir do dia 13, iniciam-se as celebrações do aniversário de três anos do Hendu, portal infantil de educação ambiental desenvolvido pela equipe do Semasa. A Gerência de Educação e Mobilização Ambiental realiza uma nova edição do bate-papo ‘Tardes Interativas’ no dia 14/6. Nesta oportunidade, o tema norteador será “Pesquisa-ação e seu potencial para processos educativos no contexto da emergência climática”. Haverá também cinedebate, visita da Tuca ao Centro de Educação para Mobilidade e trilha ambiental no Parque do Pedroso.
Além disso, no dia 18, o Semasa promove as ações socioambientais Breshopping Sustentável, Gincana Ecológica e Parque Recicla no Parque Guaraciaba; e no dia 25 acontece o Arraiá do Pedroso.
Bem-Estar Animal – O Departamento de Bem-Estar Animal organiza mais uma edição do ArraiAu Pet e Domingo Animal, no Parque Celso Daniel, no dia 11/6. Haverá cãominhada, atividades para pets, atendimento veterinário com aplicação de antipulgas e concurso de fantasias.
No último domingo do mês, dia 25, a tradicional feira mensal de adoção de animais, promovida pela Secretaria de Saúde, ocorrerá simultaneamente ao Moeda Pet especial, no Parque Central.
Educação e Saúde – A Sabina – Escola Parque do Conhecimento vai oferecer oficinas de cybersucata, ilustração científica e pintura de ecobags; e palestras sobre resíduos plásticos; tubarões, raias e conservação das espécies; e biodiversidade.
A Emea – Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará (Parque Escola) promoverá o evento Emea Pró-Clima, no dia 24/6, com programação que visa mitigar as ações climáticas aa cidade e sensibilizar os moradores para esse tema tão urgente. No fim do mês, será publicada a edição mais recente da Emea em Revista, também com a temática das mudanças climáticas.
Já a Secretaria de Saúde promoverá abordagem educativa sobre arboviroses, no Parque Celso Daniel, no dia 17/6.
Seminário – Finalizando a programação e também para reforçar a discussão sobre mudanças climáticas e a relação com as Unidades de Conservação, Santo André organiza o seminário “Unidades de Conservação e saúde única – desafios e perspectivas no contexto da emergência climática”. O evento ocorre no dia 29/6, no auditório da Faculdade de Medicina ABC e contará com diversos convidados e painéis.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram