São Bernardo oferece programação cultural diversificada para celebrar o Mês da Mulher

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Atividades incluem exposições, apresentações musicais, aulas de zumba e corujão do patins.
Créditos: Foto: Divulgação PMSBC.
Atividades incluem exposições, apresentações musicais, aulas de zumba e corujão do patins.

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, preparou programação especial gratuita voltada ao público feminino durante todo o mês. As atrações são diversas e incluem desde exposição, espetáculo teatral, apresentação musical, evento com conteúdo plus size, roda de conversa, palestras, aulas de zumba e de samba rock, além de atividade noturna destinada às amantes de patins.

A programação  já teve início com a abertura de duas exposições. A primeira é a “Negras que nos Habitam”, que ficará em cartaz até o dia 24 de março, das 9h às 16h, no Centro Cultural Jácomo Guazzelli (Rua Rosa Pacheco, 201, Ferrazópolis). As obras são da artista plástica Joyce Fesan Rodrigues e expõem ao público mulheres negras de várias gerações com seus medos, angústias e lutas na busca de sua própria identidade.

Outra opção é a mostra “Invisibilidade Aparente”, da artista plástica Edvania Rêgo. A exposição, promete trazer a força e a sutileza do meio natural, num paralelo possível à natureza do feminino. A visitação estará aberta até o próximo dia 20 de abril, das 10h às 15h, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro).

No Dia Internacional da Mulher (08/03), o Parque da Juventude Cidade Maróstica (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Baeta Neves) receberá, a partir das 6h, o evento “A Voz de Todas as Mulheres”, com acolhimento musical, palestra, zumba, café coletivo e uma árvore com frases de mulheres marcantes e conceituadas sobre o universo feminino.

Na mesma data, às 15h, o Centro Cultural Jácomo Guazzelli será palco do espetáculo teatral “Varais”, da dramaturga Hilda Breda. A peça constrói um paralelo entre os varais e a trajetória de vida, considerando que as experiências de vida são iguais aos varais: às vezes são fixas aos fios, outras são temporárias e ainda tem aquelas que são esquecidas.

Para os amantes do patins, uma opção de diversão será o Corujão de Patins – Minas na Pista, no dia 11 de março, a partir das 23h, no Parque da Juventude Cidade Maróstica. As pistas serão liberadas às 23h, com entrada permitida até 0h30, e ficarão abertas até às 5h.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram