São Caetano do Sul realiza Encontro de Corais no Teatro Santos Dumont
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Em São Caetano do Sul, as boas-vindas à tão esperada estação das flores será em grande estilo: no dia 22 de setembro, domingo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta o Encontro de Corais da Primavera. A atração musical será no Teatro Municipal Santos Dumont, a partir das 15h, com entrada gratuita e livre para todas as idades. O Teatro Santos Dumont fica na Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula.
- 9 parques aquáticos pertinho de SP para se refrescar no verão
- Você pode estar com diabetes e não saber! Conheça 8 sinais silenciosos que podem passar despercebidos
- Com essas dicas você consegue melhorar os índices de açúcar no sangue
- Sinais de pressão alta que as pessoas deixam passar despercebidos
De São Caetano, participam da atração musical o Coral Canaã, o Coral da Fundação das Artes e o Coral da Primeira Igreja Batista. Da capital paulista, são convidados o Coro Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, o Coral Madrigal Canto En-Canto e o Coral Vozes Paulistanas.
O evento propõe o desenvolvimento e o intercâmbio cultural entre os coros participantes, o estímulo, o desenvolvimento e o aprimoramento da prática do canto coral em São Caetano do Sul com a participação de grupos da cidade e de outros municípios, além de incentivar a interação e a prática entre coralistas e regentes. O coral é formado por um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes: soprano, meio-soprano, contralto, tenor, barítono e baixo.
Coral Canaã
70 componentes
Regentes: Agnelson Gonçalves e Donizete Reis
Pianista: Daniel Picone
O coral Canaã foi criado em 2005, sob a regência de Celso Moreira e teve sua primeira atuação no Culto de Ações de Graças pelo 5º aniversário da Igreja Evangélica Canaã. Hoje, chega a ter cem vozes, com ensaios semanais, participando das comemorações oficiais da igreja e de cultos de Santa Ceia. Tem por regentes e preparadores os maestros Agnelson Gonçalves e Donizete Reis.
Coral da Fundação das Artes de São Caetano do Sul
40 integrantes
Regente: Daniel Volpin
O organismo tem por objetivo oferecer a prática de canto coral aos alunos da escola de música da Fundação das Artes, com a participação de membros da comunidade. O repertório compreende música erudita, da renascença a peças sinfônicas, spiritual, MPB e música folclórica.
Coral da Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul
25 integrantes
Regente: Eliane Martinoff
Fundada em 1935, a Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul é formada por ministério diaconal, diretoria estatutária e grupo de líderes ministeriais. Pastor: Sebastião Custódio de Oliveira Neto.
Coral Madrigal Canto En-Canto
20 integrantes
Regente: Solange Gonçalves
Pianista: Gustavo Fernandes
Formado em 2008, o coral Madrigal Canto En-Canto recebe orientação de técnica vocal da cantora e regente Solange Gonçalves. É composto por vozes mistas; tem no repertório músicas brasileiras, dentre as quais, sambas. O grupo tem por objetivo levar a música a quem não pode ir até ela: lares para idosos, orfanatos, hospitais, festas beneficentes.
Coral Vozes Paulistanas
40 integrantes
Regente: Teresa Longatto
Pianista: Leonardo Fernandes
Criado em 2005 por Teresa Longatto e alunos, o coral Vozes Paulistanas divulga música brasileira do século 18 ao 20, de autores como José Maurício Nunes Garcia, André da Silva Gomes, Manuel Dias de Oliveira e anônimos de Ouro Preto (MG). Inclui o sacro europeu e ópera cênica ao repertório em parceria com orquestras da Grande São Paulo.
Coro Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo
54 integrantes
Regente: Regina Kinjo
Pianista: Juliano Kerber
O Coro Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo foi criado durante a gestão de Marisa Fonterrada, coordenadora artística da EMM de 1977 a 1986, e teve como regentes a maestrina Naomi Munakata e a assistência de Dante Cavalheiro. Finda a gestão, o coro foi desativado, tendo sido retomado somente na gestão de Henrique Autran Dourado (1989-1997), então sob a regência de Mara Campos. O grupo foi assumido pela maestrina Regina Kinjo em 2011, que o dirige até os dias atuais. Atividade obrigatória para os alunos da EMM com até 14 anos de idade, a participação no Coro Infantojuvenil objetiva o desenvolvimento de repertório coral adequado à referida faixa etária, além da prática de solfejo e de exercícios técnicos vocais e respiratórios.
SERVIÇO
Encontro de Corais da Primavera
22 de setembro de 2024, domingo, 15h
Teatro Municipal Santos Dumont
Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, São Caetano do Sul, SP
Entrada: gratuita
Classificação etária: livre