SarAlpha homenageia o poeta Edson Bueno de Camargo neste sábado

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
18/10/2024 14:15

 O 24º SarAlpha acontece neste sábado (19/10) das 16h às 19h na Livraria Alpharrabio, em Santo André. O sarau é aberto ao público e homenageia o poeta Edson Bueno de Camargo.

 O SarAlpha é um momento para ler poesia, cantar, tocar ou simplesmente trocar ideias. Esta atividade foi idealizada e é coordenada pelo poeta Paulo Dantas e conta com a colaboração do também poeta Zhô Bertholini.

 

 Livraria Alpharrabio (Rua Eduardo Monteiro, 151, Vila Bastos, Santo André – SP)

Sobre Edson Bueno de Camargo

Edson Bueno de Camargo nasceu em Santo André-SP, em 24 de julho de 1962. Morou em Mauá-SP. Casado com a professora de arte e fotógrafa Cecília Camargo, pai do professor de arte, artista plástico e artesão Martín Sebastian Bedeschi de Camargo e avô de André Moreira Bueno de Camargo.

 

Foi operário da indústria, dentro de uma realidade suburbana. Muitos de seus primeiros poemas foram escritos no “chão da fábrica”. Terminou o ensino médio em uma escola do Estado no período noturno. Frequentador assíduo de oficinas literárias, formou-se em Pedagogia no ano de 2011 e em Artes Visuais no ano de 2014.

Autor dos livros Geografia perfeita para insetos – Coleção Prato de Cerejas (e-galáxia, 2014), A fome insaciável dos olhos (Editora Patuá, 2013), Cabalísticos – Coleção Orpheu (Editora Multifoco, 2010), De lembranças & Fórmulas mágicas (Edições Tigre Azul/FAC Mauá, 2007), O mapa do abismo e outros poemas (Edições Tigre Azul/FAC Mauá, 2006), Poemas do século passado 1982-2000(Edição do autor, 2002).

Foi publicado em algumas antologias poéticas, jornais e revistas literárias, em mídias digitais e impressas.

Foi finalista do Mapa Cultural Paulista na categoria Poesia, 2012 e 2014, sendo vencedor deste último na categoria Crônica, além de menções honrosas em outros concursos.

Participou do grupo poético/literário Taba de Corumbê, da cidade de Mauá-SP, e dos encontros Devaneios Literários, no Museu Baro de Mauá. Sempre presente na cena cultural da cidade, foi membro do Conselho Municipal de Cultura.

Fotógrafo e artista plástico, além de escritor, produziu inúmeros trabalhos em arte postal, participando de várias exposições por países da América Latina, América do Norte e Europa.

Faleceu em sua residência, em Mauá, aos 28 de outubro de 2014, com 52 anos de idade, de infarto. Até o último instante de sua vida nunca deixou de fazer planos para lutar pela cultura e pela poesia