Semasa inicia nova turma para o projeto Água, Câmera e Ação

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
21/02/2022 08:20

 

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está oferecendo novas vagas para jovens que têm interesse em participar do projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa que oferece cursos presenciais de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. Desta vez, a oportunidade é para pessoas que têm, preferencialmente, entre 15 e 29 anos e que residem nos bairros da região do Parque do Pedroso, como Parque Miami, Vila Rica, Jardim Santo André, Jardim Irene, dentre outros.

Inscrições estão abertas para jovens com idade entre 15 e 29 anos que residem nos bairros da região do Parque do Pedroso. Foto: Divulgação.
Inscrições estão abertas para jovens com idade entre 15 e 29 anos que residem nos bairros da região do Parque do Pedroso. Foto: Divulgação.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de março pelo site do projeto (www.semasa.sp.gov.br/aca) ou presencialmente, no prédio da administração do Parque do Pedroso (Estrada do Pedroso, s/n), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para saber mais informações, também é possível ligar para 4433-9050.

 

Os interessados vão participar do módulo I do projeto (Percepção ambiental, educomunicação e audiovisual), aprendendo sobre roteiro, captação, direção e edição de vídeo para produzir curtas-metragens com o tema recursos hídricos. Além disso, haverá abordagens sobre o cenário ambiental do município e temas como sustentabilidade, escassez hídrica e mudanças climáticas. As produções audiovisuais serão exibidas para moradores dos bairros envolvidos, gerando debates sobre o tema proposto.

 

As atividades, que ocorrerão de forma presencial, estão previstas para começarem no dia 15 de março. O projeto será realizado às terças-feiras, no auditório do Parque do Pedroso, das 14h às 17h. A previsão de término do primeiro módulo é em 24 de maio.

 

O projeto Água, Câmera e Ação começou em setembro do ano passado, com moradores da Vila de Paranapiacaba e do Morro da Kibon, no bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa visa fortalecer o protagonismo dos jovens para as questões ambientais, por meio da educomunicação, do empreendedorismo e do audiovisual, o que atende às diretrizes  da Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André. Além de possibilitar que os jovens sejam multiplicadores de questões que envolvem educação ambiental, a ideia é que eles possam ter oportunidades de emprego e renda na área de educomunicação.

 

A iniciativa, que tem prazo total para ocorrer em 18 meses, ainda contempla mais dois módulos, que são, respectivamente, ‘Recursos hídricos, sensibilização ambiental e linguagem cinema-documentário’ e ‘Empreendedorismo digital’.  Neste primeiro semestre, o Semasa pretende abrir vagas para o módulo II. O projeto Água, Câmera e Ação recebe financiamento de R$ 959.108,00 pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo). Como contrapartida, vão ser investidos mais R$ 408.251,00.

 

 

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram