Sinfônica de Santo André apresenta sua “Prata da Casa” no concerto deste fim de semana
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) sobe ao palco do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence neste final de semana para a apresentação do concerto de abril, “Prata da Casa”. Para esse espetáculo, que faz parte da programação de aniversário de 473 anos da cidade, a orquestra não trará solistas convidados, mas colocará em destaque seus próprios talentos.
As apresentações serão no sábado, às 19h30, e domingo, às 11h. A entrada é gratuita, sendo solicitada, se possível, a doação de 2 kg de alimento não perecível. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência com o máximo de uma unidade por pessoa.
A violinista e soprano Pollyanna Santana abre o concerto cantando a ária “Ch’io mi scordidi te?”, de Mozart. Pollyanna iniciou sua trajetória musical no violino em 2008, e, desde 2022, é também membro do naipe dos primeiros violinos da Ossa, atividade que desenvolve em paralelo à sua carreira como cantora lírica.
Desde 2020, dedica-se ao aperfeiçoamento no canto lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo. A soprano vem se destacando como um dos principais nomes da nova geração do canto lírico no Brasil. Foi vencedora do 1º lugar no 23º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas (2025), do 1º lugar no Concurso Jovens Solistas da Osesp (2025) e finalista do programa Prelúdio da TV Cultura (2024).
Na sequência, a Orquestra apresenta o concerto para Duas Trompas de Joseph Haydn, que traz como solistas Henrique dos Santos Silva e Ricardo Cruz.
Henrique dos Santos da Silva é um trompista que começou os estudos de trompa aos 15 anos em um projeto social na zona leste. Aos 16, ingressou no Guri Santa Marcelina, estudando com Charbel Cavenaghi, e aos 17 na Emesp Tom Jobim, onde foi aluno de Luciano Amaral (Osesp) até 2018. Em 2019, entrou para a Academia de Música da Osesp. Participou de festivais importantes (como Campos do Jordão, Sesc Pelotas e Eleazar de Carvalho).
Já o trompista Ricardo Cruz é membro da sinfônica de Santo André desde 2015. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Piracicaba Ernst Mahle, em 1984. Foi instrumentista em diversas orquestras como a Sinfônica de Campinas e a de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica de São Paulo.
A Orquestra, sob regência do Maestro Abel Rocha, interpreta a Sinfonia nº 31 de Mozart e, então, encerra o concerto com a obra “Tramas: Concerto para Bateria e Orquestra” de Carlos do Santos, escrita especialmente para o solista Leandro Lui, percussionista chefe de naipe da Ossa. Lui também é integrante dos grupos Câmaranóva, Filarmônica de Pasárgada e TAROL. É doutorando pela Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre a bateria inserida no contexto sinfônico e mestre em música pela mesma instituição.
Serviço
Concerto Prata da Casa – Orquestra Sinfônica de Santo André
Data: sábado (11), às 19h30 e domingo (12), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Ingressos gratuitos. Pede-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. A distribuição começa 1 hora antes do espetáculo, com limite de uma unidade por pessoa.