Sinfônica de Santo André apresenta ‘Variações Frevadas’ com participações especiais
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) sobe ao palco do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes para duas apresentações neste fim de semana e conta com convidados especiais para engradecer as duas apresentações. No sábado (23/09), o concerto terá início às 19h30, e no domingo (24/09), começará às 11h. A entrada para ambas as exibições é gratuita.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
A regência será do maestro Abel Rocha e do regente-assistente Felipe Gadioli. Especialmente no domingo, em alusão à Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o concerto discutirá questões sobre práticas musicais históricas e desenvolvimento tecnológico.
O programa, nas duas datas, conta com a estreia paulista da obra ‘Variações Frevadas’, de André Mehmari, para solos de cravo (cujo solo ficará sob responsabilidade do próprio autor e compositor), violino (Wanessa Dourado) e bandolim (Henrique Araújo), além da orquestra. Completam o programa a Abertura Festiva de Clóvis Pereira e a Sexta Sinfonia “Patética” de Piotr Tchaikovsky.
Compositor, pianista, arranjador e produtor, o fluminense André Mehmari é considerado pela crítica como “um artista singular de imaginação vibrante e generosa”. Apontado ainda como um dos mais completos e originais de sua geração, amplamente premiado, já teve composições e arranjos tocados por grandes solistas e também grupos orquestrais. Possui ainda extensa carreira internacional como solista.
Henrique Araújo, por sua vez, está há mais de 15 anos no cenário musical brasileiro e já acompanhou nomes como Nelson Sargento, Zeca Pagodinho, Renato Teixeira e Zeca Baleiro. Já se apresentou e/ou trabalhou, inclusive, em diversos países, como Rússia, Colômbia, Portugal, Cuba, Moçambique, França, Alemanha, Cabo Verde, Angola, Inglaterra, Espanha e Marrocos. Já esteve anteriormente em ação com André Mehmari e repete neste fim de semana a parceria.
Por fim, mas não menos importante, a paulistana Wanessa Dourado é violinista, rabequeira e compositora, já foi jurada em alguns festivais (incluindo o de Campos do Jordão) e conta inclusive com show autoral.
De acordo com as notas de programa, ‘Variações Frevadas’ é uma peça concertante escrita para uma formação pouco usual que tem um núcleo solista composto pelo trio de bandolim, violino e cravo, acompanhado por uma orquestra de cordas. Partindo de um tema original profundamente enraizado na brilhante tradição do frevo, uma série contínua de variações são sucessivamente tecidas, explorando os mais distintos contrastes de afeto e dinâmica”.
Serviço
Concertos da Temporada 2023 | Setembro – Variações Frevadas
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André
Dias e horários: 23/9 (sábado), às 19h30; e 24/9 (domingo), às 11h
Entrada gratuita
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram