Sinfônica de Santo André convida oboísta Joel Gisiger para os concertos de novembro
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
- Concerto da Sinfônica de Santo André une música clássica, humor e lendas brasileiras
- No Mês da Criança, Sinfônica de Santo André apresenta espetáculo “Sombras Musicais”
- Sinfônica de Santo André se apresenta no Teatro Municipal neste fim de semana
- Teatro Municipal de Santo André recebe Orquestra Sinfônica no final de semana
Neste fim de semana, a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) dá prosseguimento à temporada 2023 com dois concertos, no sábado (25), às 19h30, e domingo (26), às 11h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. Para estas apresentações os músicos terão como convidado o oboísta Joel Gisiger. Antes, na sexta-feira (24), às 16h30, será realizado o Happy Hour Sinfônico, ensaio aberto ao público, no Teatro Conchita de Moraes. Nos três dias a regência ficará a cargo do maestro Abel Rocha e do regente-assistente Felipe Gadioli. Indicação: livre. Entrada gratuita por ordem de chegada.
O programa terá na abertura a Sinfonia nº 1 para cordas, de Roberto Macedo, obra que se aproxima das sinfonias clássicas em três movimentos. O concerto terá prosseguimento com duas obras contrastantes, tendo o oboísta Joel Gisiger como convidado. A primeira, clássica, o Concerto para Oboé nº 1 em ré menor, de Ludwig August Lebrun, compositor alemão do período classicista, considerado o principal oboísta das décadas de 1770 e 1780, que tem uma atmosfera melancólica.
A segunda, contemporânea, o Concerto para Oboé, de Vinicius Costa Jaloto, composto entre 2021 e 2022, é dividida em quatro seções, sendo três movimentos com solista e orquestra e um intermezzo sem solista. Os dois primeiros movimentos exploram todas as dificuldades e questões técnicas do instrumento. O intermezzo orquestral é um descanso aos ouvidos, contrastante com o restante do concerto. E o terceiro movimento encerra o concerto de forma efusiva e otimista, terminando com uma grande fanfarra.
As Danças Sinfônicas de West Side Story, do norte-americano Leonard Bernstein, encerram a apresentação. A obra, de 1957, conhecida pelo público, representa um marco no teatro musical por inserir diferentes vertentes culturais da cultura norte-americana e europeia, em uma nova forma genuinamente artística.
Happy Hour Sinfônico – Como nas últimas edições da temporada 2023, precedendo os concertos do fim de semana, a OSS realizará na sexta-feira (24), às 16h30, no Teatro Conchita de Moraes, mais um Happy Hour Sinfônico, ensaio aberto ao publico. Indicação: livre. Entrada gratuita por ordem de chegada.
Serviço:
Happy Hour Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Santo André
Data: 24/11 (sexta-feira)
Horário: 16h30 | 45 min
Local: Teatro Conchita de Moraes
Endereço: Praça Rui Barbosa, s/n – Santa Teresinha
Indicação: livre.
Entrada gratuita por ordem de chegada.
Concertos de novembro da Orquestra Sinfônica de Santo André – Temporada 2023
Datas: 25/11 (sábado), às 19h30; 26/11 (domingo), às 11h | 75 min
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro
Indicação: livre
Entrada gratuita por ordem de chegada.
Programa:
Abel Rocha – Maestro
Felipe Gadioli – Regente-assistente
Roberto Macedo – Sinfonia nº 1 para cordas
Ludwig August Lebrun – Concerto para Oboé nº 1 em ré menor
Vinicius Costa Jaloto – Concerto para Oboé
Solista: Joel Gisiger
Leonard Bernstein – Danças sinfônicas de West Side Story