Sinfônica de Santo André leva concerto sem violinos ao Cine Theatro Carlos Gomes

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
25/08/2023 11:30

 

 

A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) promete mais uma vez encantar o público com duas apresentações no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes neste fim de semana (26 e 27/08). O concerto ‘Quando os violinos não tocam’ terá regência do maestro Abel Rocha e participação do solista Rafael Cesário (violoncelo) no sábado (às 19h30) e no domingo (a partir das 11h). O endereço é Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.

 

Diferentemente dos outros programas, a orquestra se dividirá em grupos para realizar três obras com formações instrumentais variadas em que os violinos não são incluídos: as ‘Bachianas Brasileiras nº 1’ de Heitor Villa-Lobos; o ‘Concerto de Brandemburgo nº 6’ de Johann Sebastian Bach; e o ‘Concerto para Violoncelo e Sopros’ de Friedrich Gulda.

 

“A orquestra sinfônica é um agrupamento musical cuja sonoridade é dada pelo som das cordas, principalmente pelos violinos. Nesse concerto resolvemos fazer uma coisa diferente. Selecionamos obras que prescindem dos violinos, que foram escritas para outras formações e que trazem outros instrumentos do naipe das cordas como protagonistas”, afirma o maestro Abel Rocha.

 

Aquecimento – Nesta sexta-feira (25/08), a Ossa realiza um ensaio aberto no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12, Santa Teresinha), a partir das 16h30. É uma oportunidade para ver os ajustes da orquestra para as próximas apresentações e ainda curtir um equipamento que foi recentemente entregue todo reformado e modernizado de volta ao público e ao cenário cultural andreense.

 

Entrada – A entrada para as apresentações no Cine Theatro Carlos Gomes é gratuita, por ordem de chegada. Dando sequência à Campanha do Agasalho 2023, haverá estrutura para recebimento de doações como cobertores, roupas, calçados e outros itens, que serão remetidos às 122 entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade e, posteriormente, chegam a cerca de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.

 

 

 

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram