Hamburgo quer deixar de depender dos carros em 20 anos

A segunda maior cidade da Alemanha ganhará uma "Rede Verde", cobrindo 40% de sua área, para pedestres e ciclistas

13/01/2014 10:41 / Atualizado em 04/05/2020 14:08

Objetivo é diminuir as emissões de CO2 e melhorar a saúde e a qualidade de vida da população
Objetivo é diminuir as emissões de CO2 e melhorar a saúde e a qualidade de vida da população

Imagine uma cidade grande em que é possível se locomover a qualquer lugar a pé ou de bicicleta, sem dividir seu caminho com nenhum carro. Hamburgo, segundo maior município alemão, está trabalhando em um plano que tornará isso possível dentro de 15 a 20 anos.

O projeto é construir uma “Rede Verde”, que conecta todos os parques e jardins de Hamburgo, onde não possam circular veículos motorizados. Este caminho cobrirá 40% da cidade e permitirá acesso a sua totalidade.

Um dos objetivos é diminuir as emissões de CO2, visto que Hamburgo teve aumento de 9ºC em sua temperatura média nos últimos 60 anos, e o nível do mar aumentou 20 centímetros. Além disso, a saúde da população também será beneficiada.

“Serão oferecidas oportunidades para fazer caminhadas, nadar, praticar esportes aquáticos, aproveitar piqueniques e restaurantes, e observar a natureza e a vida selvagem bem no meio da cidade. Isso reduz a necessidade de pegar o carro para sair da cidade no fim de semana”, afirma Angelika Fritsch, porta-voz de Hamburgo.

Via Inhabitat.