Por trás das canções de Chico

“Histórias de Canções” é um dos títulos da editora Leya estreante no mercado brasileiro

Por: Catraca Livre

Como cantar as canções de Chico Buarque sem querer entender sob qual contexto elas foram escritas? Como “ler” as canções de Buarque, além da perspectiva da sonoridade e da rítimica? Sob esse ponto de vista o escritor Wagner Homem lança “Histórias de Canções” (428 páginas, editora Leya R$ 44,90).

O livro reúne momentos históricos da vida do artista, esmiuça o processo criativo no qual Chico Buarque estava inserido e, esse, responsável por dar vida a suas composições. A explicação por trás da letra qualifica ainda mais o trabalho do artista. A obra parece ganhar um outro sentido, diferente daquele que notamos ao escutar a canção. A escrita de Homem é saudosista e carregada também de uma emoção, como se estivesse sendo escrita para amigos, testemunhas do trabalho do artista.

De 1964 a 2008, Homem levanta passagens, fruto de uma relação próxima entre o escritor e o músico. Wagner era o curador do site oficial do músico e graças ao apelo de amigos e fãs conseguiu reunir no livro histórias e anedotas que explanam as composições de Chico Buarque.

O músico em pessoa cuidou da revisão final do livro. Como o mesmo coloca no site oficial da obra, fez algumas correções, até de erros de digitação e as assinalou com asteriscos. E à medida em que lia as histórias pensava em algumas histórias inéditas que provavelmente faltariam no livro. Porém, com o passar da leitura viu que estava enganado. Homem já havia detalhado a maioria de suas anedotas.

O livro ilustra também de forma brilhante o clima da época e procura justificar a necessária referência a obra artística de Buarque.

Confira aqui um trecho do livro