3ª ‘Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente’

Mostra de filmes nacionais gratuita na Paulista tem temas potentes, debates após as sessões e pauta social afiada sobre mineração. Bora saber mais?

16/07/2025 16:45

Filmes de graça na Reserva Cultural! A 3ª edição da ‘Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente‘ chega ao cinema queridinho da Avenida Paulista com uma programação cinematográfica gratuita e impactante – que vai te fazer refletir sobre a dura realidade da mineração brasileira.

A realização é por conta do Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado em memória dos irmãos que perderam a vida no rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

De 24 a 27 de julho, serão exibidos 7 filmes nacionais — entre documentários e ficções — que abordam os impactos humanos e ambientais da extração mineral, presente no cotidiano de diversos estados do país.

As sessões começam sempre às 20h, com a exibição de um longa e um curta-metragem, seguidos de bate-papos com convidados especiais, unindo cinema e ativismo.

“Essa mostra nasceu do desejo de dar visibilidade às histórias de pessoas e lugares ceifados pela mineração que permanecem ignoradas ano após ano.” comenta Helena Taliberti, presidente do Instituto.

Ela também conta que São Paulo foi escolhida como sede da instituição e da mostra justamente para ampliar esse debate no território:

“Diferentemente de outras regiões onde a mineração é protagonista na economia e na força de trabalho, São Paulo não vive o minério.” explica Helena.

Entre os destaques da mostra está o longa de ficção ‘O Silêncio das Ostras‘, que conta a história de Kaylane, uma menina que vive em uma vila de operários de mineração onde a perda faz parte da rotina.

Bora? Clique aqui para conferir a programação completa e saber mais! Tem até um curta inspirado em um poema de Mario de Andrade ‘O Maior Trem do Mundo’.

Sobre o 3ª ‘Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente’:

Quanto custa?

Gratuito

Datas e horários

De 24/07/2025 a 27/07/2025 (Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)

Horário: Todas as sessões começam às 20h

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes